Redação
Atualizada às 10:31
LEIA TAMBÉM
A partir deste domingo, 28, os chamados “pardais”, equipamentos de fiscalização eletrônica, vão medir a velocidade dos veículos e multar em caso de excesso de velocidade e avanço de sinal. A estrutura foi organizada por uma empresa contratada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió.
Nesta primeira etapa, 5 pardais vão fiscalizar o tráfego, sendo 4 na parte alta da cidade (3 na Avenida Fernandes Lima e 1 na Avenida Durval de Góes Monteiro). Na parte baixa, será instalado apenas 1 neste primeiro momento, na Avenida Álvaro Otacílio, na Ponta Verde.
Durante a semana passada, grupos de educadores de trânsito estiveram em alguns pontos da cidade onde foram instalados os “pardais”, para recomendar condutores sobre o trabalho de conscientização quanto ao risco de dirigir fora do limite de velocidade. Além disso, também foi informado que a fiscalização eletrônica estaria funcionando no local de forma definitiva a partir de domingo.
A Prefeitura também já começou instalar placas de aviso da fiscalização eletrônica em alguns pontos da Avenida Fernandes Lima. A sinalização é colocada embaixo das placas já existentes que informam a velocidade máxima permitida para a via.
José Bernardo, motorista particular, se divide entre a instalação dos pardais. Mesmo consciente de que a medida deve reduzir acidentes, ele teme o aumento no número de multas. “Até a pessoa se aperfeiçoar, vai ser multado, mas eu sou a favor”, comenta. O condutor conta quase foi vítima de um acidente por conta de avanço de semáforo. “Eu ia passando num cruzamento lá na Ponta Verde, o semáforo tava verde pra mim, o cara avançou o sinal e se eu não paro ele teria me pegado em cheio”, relata.
LEIA MAIS