Para manter serviços, Rui Palmeira afirma que dobrou investimento na Saúde

Publicado em 28/03/2017, às 08h32

Redação

O prefeito Rui Palmeira entrega hoje a reforma do Centro Psicossocial – Caps – Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, na Chã de Bebedouro. Para viabilizar o atendimento à população e com foco na melhoria dos serviços de Saúde em Maceió, o prefeito conta que dobrou o investimento constitucional no setor com recursos próprios do Município.

“O esforço é muito grande para melhorar o atendimento à população. Pela Constituição, temos que investir 15% da nossa receita em Saúde. No ano passado, colocamos 38%, mas a conta não fecha”, afirma Rui Palmeira.

Ainda segundo o prefeito, a União precisa elevar os investimentos na saúde pública. “Infelizmente, enquanto o governo federal não rever essa política, que já vem há pelo menos 20 anos achatando os recursos e colocando mais obrigações para os municípios, fica mais difícil expandir as ações na Saúde. Fazemos esse apelo para que o Ministério da Saúde tenha um novo posicionamento no que diz respeito ao subfinanciamento, que é muito grave”, destaca.

Palmeira cita como exemplo o subfinancimento do Programa da Saúde da Família (PSF). Segundo ele, o município recebe R$ 10 mil por equipe, mas para viabilizar o atendimento, precisa colocar outros R$ 45 mil de recursos próprios. “É uma conta que foi invertida. Há 20 anos, o PSF era mantido pelo governo federal e hoje ele banca 20% do valor de uma equipe. Uma política que não temos muita perspectiva de mudança, haja vista a situação do país”.

Apesar das dificuldades, o prefeito Rui Palmeira afirma que a Prefeitura mantém os esforços voltados à reestruturação dos equipamentos de saúde para garantir melhores condições de trabalho e de atendimento.

“Na semana passada, entregamos a reforma do PAM Dique Estrada e da USF Caic Virgem dos Pobres, na região sul de Maceió. São equipamentos essenciais, que precisavam ser reformados e reequipados e que agora vão melhorar as condições de trabalho dos servidores e o atendimento à população”, pontuou o prefeito, acrescentando que outras unidades já foram reformadas e inauguradas pela Prefeitura na região, a exemplo da Unidade Roland Simões e da UPA Trapiche, que contribui para desafogar o  Hospital Geral do Estado (HGE).

Nesta terça-feira (28), o prefeito entrega a obra de reforma do Centro Psicossocial – Caps – Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, na Chã de Bebedouro. “A obra foi executada com recursos próprios do município de Maceió. Não podemos, mesmo diante das dificuldades, diminuir o ritmo de trabalho, pois a população precisa dos serviços de Saúde, e nós estamos nos esforçando cada dia mais para ofertar um bom serviço”, disse Rui Palmeira.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil interdita via para obras de drenagem em Bebedouro Bombeiros combatem incêndio em estabelecimento comercial em Maceió Influenciadora denuncia assédio sexual em bar na parte baixa de Maceió Vídeo: caminhão bate e danifica poste na Avenida Rotary durante a madrugada