Para liderar é preciso saber como delegar

Publicado em 22/11/2016, às 16h20

Redação

Uma coisa é fato: aquele modelo de chefe que é duro demais com seus funcionários, não dialoga e nem aceita opiniões divergentes da dele, está completamente fora de moda e, consequentemente, fora do mercado de trabalho.

LEIA TAMBÉM

Os negócios, hoje em dia, exigem dos líderes habilidades que vão muito além das de delegar funções. Uma liderança moderna requer profissionais que se adaptam às circunstâncias, que estão dispostos a vencer desafios e, sempre, inspirando sua equipe. 

Porém, mais do que assumir um novo comportamento, é preciso que os profissionais que aceitem o desafio de liderar pessoas, saibam explorar o que cada um de seus liderados tem de melhor a oferecer e, assim, deleguem as funções por competências e com foco na produtividade.

Está aí uma grande diferença entre o perfil do líder remoto e o atual.

Se antes produtividade era sinônimo de trabalho duro e eficiência, hoje o mercado exige líderes que trabalhem ao lado de suas equipes e que estejam a serviço delas para instruir, inspirar e garantir que os resultados sejam alcançados em conjunto e de forma eficaz.

Pedir aos funcionários que trabalhem mais e mais, sem oferecer ferramentas e treinamentos para isso, é o maior erro que os chefes cometem para tentar aumentar a produção Para ser ouvido e ter uma equipe engajada trabalhando em prol do propósito da empresa, é preciso saber liderar. Não basta "delegar" funções, mas saber fazê-lo com maestria.

Um bom líder tem a missão de fazer cada colaborador compreender seu papel dentro da organização. Com isso, o liderado se sentirá mais valorizado, por entender que seu trabalho faz a diferença, e terá motivação maior para desempenhar suas funções, do que apenas o salário no fim do mês. 

Esta sincronia, entretanto, só é alcançada através de uma relação de confiança pré-estabelecida pelo próprio líder. É ele quem mostra o norte, quem dialoga e quem assegura que a equipe tenha as ferramentas, os recursos e os treinamentos adequados para alcançar eficácia em suas funções.

Para se tornar um bom líder é preciso, no entanto, saber tomar decisões inteligentes, que priorizem a equipe e que tenham como foco principal a produtividade. Não é propriamente a quantidade de trabalho que determinará a eficácia dele, mas a qualidade do trabalho como um todo.

Quando se tem consciência de que o capital humano é o principal bem de uma organização, compreende-se que precisará investir nele para ter retorno e alcançar os resultados almejados. Contratar as pessoas certas e garantir alta performance são atitudes essenciais para o sucesso de qualquer organização. Com pessoas talentosas e esforçadas no time de trabalho, poderá ter mais confiança para delegar e a equipe confiará no líder para entregar mais.

Confiança, aliás, é a base para qualquer relação e, por isso, um bom líder não só deve conquistá-la em cada membro de sua equipe, como retribuí-la ao delegar as tarefas. Se um colaborador não se sentir parte da equipe, é muito difícil que ele se engaje na tarefa e, consequentemente, as chances de fracasso tornam-se maiores.

É importantíssimo que a equipe não pense que está se ocupando com tarefas inúteis. Apresente os projetos, compartilhe sua opinião e ouça o que seus liderados tem a dizer.

Cabe ressaltar, também, que é a equipe quem está com a "mão na massa" e conhece de perto onde estão os gaps nas etapas dos projetos.

Liderar, antes de tudo, é ajudar as pessoas a obterem sucesso na atividade que desempenham e explorar o máximo do potencial de cada indivíduo. Para ser eficaz, um líder deve, então, conhecer as habilidades particulares de cada membro de sua equipe, para empregá-lo à função que sabe desempenhar da melhor forma e, consequentemente, os resultados virão. Confie, apoie, acompanhe os processos, compreenda os fatores que motivam seus funcionários e seja um eterno servidor.

É dando a oportunidade de crescimento ao seu time, que um líder garante o crescimento de sua organização.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025 Pets na ceia de Natal? Cuidados alimentares com cães e gatos nas festas