Para evitar 'fura-filas', MP vai exigir aos prefeitos transparência na vacinação contra Covid

Publicado em 27/01/2021, às 09h59
Foto: Itawi Albuquerque / TNH1 -

Eberth Lins

Para assegurar o cumprimento das prioridades do Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 nos municípios alagoanos, o Ministério Público do Estado (MPE) vai fiscalizar a operacionalização para imunização em massa da população.

LEIA TAMBÉM

Conforme publicação do Diário Oficial do MP desta quarta-feira (27), promotores de Justiça com atribuição na defesa da saúde e defesa do patrimônio público, devem exigir aos prefeitos alagoanos transparência na execução da vacinação contra a Covid e que as metas sejam amplamente divulgadas, inclusive na internet.  

De acordo com o MP, o objetivo é evitar os casos de 'fura-filas', quando pessoas que não se enquadram nos pré-requisitos são vacinadas em etapas prioritárias. Até o momento não há casos comprovados de fura-filas em Alagoas.

A recomendação também orienta que promotores acompanhem a disponibilização de seringas, agulhas, caixas para descarte de resíduos, algodão, refrigeradores, acondicionamento adequado, entre outros.

O MP também deve adotar medidas cíveis, criminais e administrativas cabíveis para o caso de descumprimento da ordem de prioridade da vacinação.

Quem insistir em descumprir as normas sanitárias pode responder pelo crime de medida sanitária preventiva destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa (art. 268 do Código Penal), pelo delito de prevaricação (art. 319 do CP) e ainda incorrer em infração sanitária, prevista no art. 10, inciso VII, da Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977.

A recomendação foi assinada pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Valter José de Omena Acioly.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês