Papeleira instalada no Corredor Vera Arruda é incendiada por vândalos

Publicado em 10/10/2024, às 16h30
Papeleira é incendiada por vândalos no Vera Arruda | Alexandre Vieira / Ascom Alurb -

Secom Maceió

Na manhã desta quinta-feira (10), os agentes da Autarquia Municipal Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) registraram uma papeleira incendiada por vândalos no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. Instaladas com o objetivo de reduzir o descarte de resíduos em vias e calçadões, os equipamentos têm sido alvo constante de depredação.

LEIA TAMBÉM

Em setembro, mais de 20 dispositivos, dos 100 que haviam sido instalados no começo do mês, foram vandalizados, o que gerou um custo extra de cerca de R$ 17 mil para a Alurb, visto que para recuperar uma papeleira é gasto um valor em torno de R$ 850,00. A quantia poderia ser utilizada para aperfeiçoar a limpeza urbana da capital alagoana.

"Infelizmente, esse é um problema que enfrentamos durante todo o ano. São equipamentos públicos para que cada cidadão tenha a oportunidade de participar da limpeza. No entanto, ainda existem alguns que praticam esse crime que é depredar os dispositivos e, assim, atrapalhar nosso serviço", afirmou a diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares.

Cada papeleira instalada tem capacidade de 30 litros de resíduos, que são recolhidos diariamente pelos agentes de limpeza. Quem for flagrado danificando o patrimônio público não fica impune e pode sofrer detenção de um a seis meses ou receber uma multa pelo crime de danos causados ao patrimônio público, conforme o Artigo 163 da Lei nº 2.848/40 do Código Penal Brasileiro.

Atos de vandalismo podem ser denunciados pela população pelo número 153 da Guarda Civil Municipal ou pelo 190 da Polícia Militar de Alagoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira calendário de feriados e pontos facultativos em Maceió para o ano de 2025 Vídeos: homem ateia fogo na casa da ex e provoca incêndio de grandes proporções no Jacintinho Queima de fogos atrai milhares de maceioenses e turistas à orla marítima Veja quanto tempo vai durar a queima de fogos em Maceió; balsas passam por fiscalização