TNH1
A cidade de Pão de Açúcar, no Sertão do São Francisco, voltou a registrar a maior temperatura do Brasil nesta segunda-feira (18). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
LEIA TAMBÉM
De acordo com o balanço divulgado pelo órgão, o município, que fica a aproximadamente a 230 quilômetros da capital alagoana, registrou 38,8°C na tarde de hoje.
Outra cidade alagoana que aparece no ranking de maiores temperaturas registradas nesta terça é a cidade de Piranhas, também no Sertão do São Francisco.
#Máximas: Confira as maiores #temperaturas registradas, até as 15h de hoje (18):
— INMET (@inmet_) March 18, 2024
????️ Pão de Açúcar (AL): 38,8°C
????️ Marilândia (ES): 38,6°C
????️ Ecoporanga (ES): 38,1°C
????️ Corumbá (MS): 38,1°C
????️ Ipiaú (BA): 37,6°C
????️ Coronel Pacheco (MG): 37,6°C
????️ Piranhas (AL): 37,4°C
Maceió está entre as cidades brasileiras mais "aquecidas" nos últimos três meses
A capital alagoana aparece em 6° lugar no ranking das cidades brasileiras que mais aumentaram a temperatura entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. Os dados são de um levantamento publicado pela Climate Central, organização americana de monitoramento meteorológico, e foram divulgados pela Revista Globo Rural, nesta sexta-feira (15).
De acordo com o levantamento, que é responsável por medir os impactos das mudanças climáticas na população global, a cidade de Maceió aqueceu 0,77°C nos últimos três meses. Os dados vão ao encontro dos balanços de temperatura máxima média divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mostram que a capital alagoana ficou 2°C acima da média histórica nos meses de janeiro e fevereiro de 2024.
Ainda no Brasil, o levantamento da Climate Central aponta que as cidades de Vila Velha (ES), Porto Alegre (RS) e Manaus (AM) ficaram 1,54°C, 1,52°C e 1,33°C mais quentes em fevereiro. No mês de janeiro, a cidade de Recife (PE) registrou o maior aumento de temperatura, 1,34°C.
Já o mês dezembro foi o período com a maior anomalia registrada no país. Goiânia (GO) e Campinas (SP) encerraram o ano de 2024 com 1,72°C acima da média para o mês.
LEIA MAIS