Redação
As obras de reforma do PAM Salgadinho, no bairro no Poço, foram iniciadas e toda a unidade de saúde amanheceu fechada nesta segunda-feira (15). A primeira etapa dos trabalhos, que envolvem os blocos A, B e C, tem finalização prevista março, quando os profissionais e os serviços retornarão ao PAM.
LEIA TAMBÉM
Em protesto contra o fechamento, servidores da Saúde do Município e representantes do Sindprev se reuniram na porta do PAM, nesta manhã, para tentar evitar a suspensão do atendimento. Eles alegam que o fechamento não pode ocorrer nesse momento, em que o Estado e o país enfrentam uma possível epidemia de Zika e outros problemas endêmicos.
Mas, apesar da resistência, os profissionais já foram remanejados para outras unidades de saúde e, agora, os pacientes do PAM podem buscar atendimento no local indicado pela Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com a especialidade médica.
O atendimento será feito da seguinte forma: os procedimentos realizados pelo Núcleo de Colposcopia no bloco C e os da área de otorrinolaringologia, além de ultrassom ficarão concentrados no 2º Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, no Poço.
Os médicos e técnicos radiologistas, cirurgiões plásticos e oftalmologistas foram encaminhados para o HGE. E ainda dentro dessa parceria, todos os procedimentos disponibilizados pelo Centro Especializado de Reabilitação (CER) III do PAM Salgadinho foram relocados nas dependências da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro do Trapiche da Barra.
Todos os procedimentos odontológicos foram relocados para outras unidades do município e as consultas com especialistas em cirurgia geral ficarão concentradas em algumas unidades de referência: II Centro de Saúde (Poço), Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), João Paulo II (Jacintinho), Roland Simon (Vergel do Lago), PAM Bebedouro.
Os serviços do Bloco I, que atende a portadores de HIV e Aids funcionarão em três locais. A parte de Odontologia ficará no Hospital Universitário (HU). Os outros serviços serão divididos na Santa Mônica e Uncisal.
Além disso, os procedimentos oferecidos pelo Programa de Órtese e Prótese, serão realizados no CAPS Rostand Silvestre, localizado na Jatiúca.
LEIA MAIS