Redação
O segundo semestre escolar começou e, logo, as crianças voltarão a ter dever de casa. Muitos pais acham importante ficar ao lado dos filhos na hora dos estudos, mas não sabem como ajudar corretamente. Os especialistas pedem cautela, já que o processo de aprendizagem de cada criança é único, e saber organizar as próprias tarefas faz parte do desafio da lição.
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A empresária Silene Bagnoli, 45, ajuda a filha, Julia Baldo, 14, a estudar para as provas e a fazer os deveres. "Normalmente, faço pesquisa na internet sobre o tema da prova, combino um horário com a Julia e vejo o que ela aprendeu sobre o assunto", conta Silene.
Para Julia, é uma segurança contar com o auxílio da mãe. "Eu me sinto mais confiante quando ela estuda comigo", diz a menina. Quando a matéria é matemática, Julia tem aulas de reforço com um professor.
Rosana Auricchio, coordenadora do curso de pedagogia do Grupo Educacional Drummont, afirma que os pais devem mostrar interesse pelas atividades escolares dos filhos. "O pai pode supervisionar a lição de casa, mas não deve ficar ao lado, esperando a criança fazer a tarefa", orienta. "Muitos têm pouco
tempo e acabam fazendo o dever de casa para o filho se livrar dela."
Segundo Rosana, a função da tarefa escolar é fixar o aprendizado que o aluno teve em aula. Com o pai ao lado, a criança tende a dizer que não sabe resolver a tarefa, porque quer que ele passe o maior tempo possível perto dela. "Para quem foi mal no primeiro semestre, eu aconselho que priorize os estudos da escola e deixe de lado atividades extracurriculares", diz Rosana.
Carla Salcedo, neuropsicóloga do Espaço Vivacità, explica que, na intenção de ajudar, muitos pais acabam atrapalhando o processo de aprendizagem da criança. "Por exemplo, tem criança de cinco a sete anos que está aprendendo a escrever, e o pai fica com a borracha apagando a escrita, porque quer uma letra mais bonita. Isso gera frustração e sofrimento", observa.
Laura Calejon, coordenadora do Cedepp (Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional), afirma que a família deve dialogar com a escola para ambas seguirem juntas na educação da criança. "Os pais precisam conhecer o caminho que a instituição está trilhando no ensino de seus filhos", finaliza.
MONITORE A ROTINA ESCOLAR
Fontes: Rosana Auricchio, coordenadora do curso de pedagogia do Grupo Educacional Drummont; e Carla Salcedo, neuropsicóloga do Espaço Vivacitá
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