Pais de crianças autistas bloqueiam via para pedir retomada de terapia na Pestalozzi

Publicado em 19/12/2023, às 11h48
Foto: Reprodução / Redes sociais -

TNH1

Pais e mães de crianças autistas bloquearam a Avenida Jorge Montenegro, no bairro Santa Amélia, na manhã desta terça-feira (19), para pedir a retomada do serviço de equoterapia ofertado pela Pestalozzi.

LEIA TAMBÉM

A equoterapia é uma terapia para o público infantil com autismo, que utiliza cavalos para o desenvolvimento das crianças. Os responsáveis pelas crianças dizem que a terapia era custeada pelo Governo do Estado, mas que há seis meses a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estaria sem fazer o repasse, o que inviabilizou a manutenção do serviço.

"A gente não está recebendo o pagamento e infelizmente foi cancelada a parceria. O pessoal está sem receber há seis meses já", contou um dos manifestantes.

A equoterapia é uma terapia assistida por cavalos, método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma  abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

O TNH1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde; veja a resposta na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que foi mantido contato com a Associação Pestalozzi de Maceió solicitando a documentação necessária para renovação do contrato com o prestador. 

A Sesau segue com o cronograma de pagamentos definido com o prestador de serviços, para regularização dos valores pendentes.

A prioridade da Sesau é garantir o atendimento das crianças que necessitam de equoterapia.  Os pacientes estão orientados a buscar o serviço na Clínica Centro de Equoterapia e Zooterapia de Alagoas (CEZAL), onde seguirão com os tratamentos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara