Theo Chaves
Pacientes internados no Hospital Sanatório, que fica localizado no Pinheiro, parte alta da capital alagoana, serão transferidos do local devido ao iminente colapso na região desocupada do bairro Mutange.
LEIA TAMBÉM
De acordo com informações apuradas pela reportagem do TNH1 e da TV Pajuçara, atualmente cerca de 40 pacientes estariam internados na unidade hospitalar. Eles devem ser realocados ainda na madrugada desta quinta-feira (30).
A reportagem também apurou que a decisão de realocar os pacientes foi tomada como medida de segurança, diante de um Plano de Contingência elaborado pelo hospital desde a ocorrência dos primeiros eventos geológicos. Familiares e os pacientes serão informados sobre os locais para onde eles serão realocados.
Por volta das 22h, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que em reunião realizada nesta quarta-feira (29), o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, alinhou junto aos prestadores contratualizados, a transferência de pacientes do Hospital Sanatório para outras unidades hospitalares.
Segundo o secretário de Saúde do município, Luiz Romero, foi dada uma resposta rápida a essa questão. "Estamos cuidando dos nossos pacientes que estão no Hospital Sanatório, retirando essas pessoas e redistribuindo para outros hospitais, não só os casos de internação, mas aqueles que fazem hemodiálise", destaca.
"Estamos seguindo as instruções da Defesa Civil e elaborando toda a logística de assistência, para caso ocorra algo mais sério, estejamos em condições de prestar todo o cuidado necessário", completa Luiz Romero Farias, secretário de Saúde de Maceió.
Além da transferência de pacientes clínicos, cirúrgicos, de Unidade de Terapia Intensiva e Hemodiálise, a Saúde anunciou a suspensão do ponto facultativo das Unidades Básicas de Saúde e reforçou atendimentos, convocou profissionais e insumos necessários para prestar a assistência necessária à população.
Moradores do Bom Parto também serão evacuados devido ao colapso - Moradores do Bom Parto, um dos cincos bairros de Maceió afetados pelo afundamento de solo, serão removidos de suas residências. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de Maceió, na noite desta quarta-feira (29). A evacuação de moradores da localidade acontece diante do iminente colapso da mina nº 18, mantida pela Braskem, na região da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange.
LEIA MAIS