"Outras minas não apresentam comportamento anormal", diz Defesa Civil de Maceió

Publicado em 10/12/2023, às 16h56
Charles Northurp -

Ana Carla Vieira, Lelo Macena e Paulo Victor Malta

O prefeito de Maceió, JHC, e o coordenador da Defesa Civil municipal, Abelardo Nobre, sobrevoaram a área da mina 18, da Braskem, na tarde deste domingo, 10, após as autoridades registrarem o rompimento da mina na margem da laguna Mundaú, no Mutange. 

LEIA TAMBÉM

Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, houve rompimento do teto da mina e os primeiros dados indicam que as outras minas ao redor não apresentam comportamento anormal. 

"Neste domingo, dia 10 de dezembro, às 13h15, o teto da mina 18 foi rompido justamente no local que tinha sido delimitado pelos técnicos e pela Defesa Civil. Ocorreu só na área do Mutange. Estamos avaliando ainda todos os outros dados, nenhuma das outras minas apresenta nenhum outro comportamento anormal. Pedimos tranquilidade e que qualquer dúvida é só ligar para o 199 da Defesa Civil. Não compartilhe fake news, se informe pelos órgãos oficiais", afirmou Abelardo Nobre. 

Em vídeo divulgados nas redes sociais, JHC falou sobre a situação. "Existe uma chance de ter estabilizado o movimento". O gestor também comunicou que solicitou uma reunião de emergência com o governador de Alagoas, Paulo Dantas. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, a pressão interna da mina pode ter equilibrado com a entrada do volume de água após o rompimento. 

Estavam no helicóptero também o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Netto, e o senador Rodrigo Cunha. 

"Ouvindo aqui o chefe da Defesa Civil, o Abelardo Nobre, temos certeza absoluta que tudo o que poderia ser feito, foi feito. Monitoramento em tempo real, de maneira transparente, sem esconder nada da população. Aos poucos o alerta máximo foi alterado para alerta, de maneira responsável, e hoje por volta das 13h45 foi o ápice do que se esperava. Temos uma situação sob controle, salvando vidas. Deixando muito claro que tudo que poderia ser feito, foi feito. Mas é triste ver nossa lagoa, nosso patrimônio sofrer", disse Cunha.

JHC também mostrou imagens de botes da Marinha do Brasil, que fazem o isolamento do tráfego de embarcações na área de isolamento da mina 18. O prefeito agradeceu ao trabalho das Forças Armadas e também da contribuição do Governo de Alagoas, da Defesa Civil do Estado e do Governo Federal. 

Entenda a situação - Após a Defesa Civil de Maceió alertar sobre o colapso iminente da mina 18, da Braskem, no Mutange, cerca de 23 famílias tiveram que ser retiradas das casas que estão localizadas na área de risco. A Justiça Federal, inclusive, autorizou o uso de força policial, caso os moradores recusassem a sair.

A Prefeitura de Maceió desocupou seis escolas em diferentes bairros da capital para torná-las abrigos temporários aos moradores e também decretou estado de emergência na capital por 180 dias. 

O presidente da Braskem, Roberto Bischoff, afirmou na segunda-feira, 4 de dezembro, que nos últimos quatro anos foram realocadas 40 mil pessoas - a estimativa dos órgãos é que o número seja de quase 60 mil - em 14,5 mil imóveis e mais de 97% das propostas de indenização foram aceitas e pagas por meio do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF). O comentário foi feito ao Estadão durante o 28º Encontro Anual da Indústria Química (Enaiq), evento tradicional do setor químico promovido pela Associação Brasileira de Indústrias Química (Abiquim).

A Justiça Federal determinou, na manhã da quinta-feira, 30 de novembro, que a Braskem adote providências em relação ao novo mapa elaborado pela Defesa Civil Municipal, que inclui no PCF novos imóveis localizados no Bom Parto. A mineradora comunicou aos acionistas e ao mercado que o valor atribuído à causa pelos autores da ação é de R$ 1 bilhão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Totem “Eu Amo Maceió” na Jatiúca é vandalizado e tem pedras furtadas Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió Fim de ano: confira os horários de shoppings e do Centro de Maceió