Redação
"Representamos, aqui, o Judiciário estadual do país, responsável por cerca de 80% de toda a demanda judicial nacional, de modo que acreditamos ser esse o campo próprio para discussão de temas relevantes e atuais para o Poder, por termos a possibilidade de unir esforços como instrumento de transformação para seu desenvolvimento”, disse o desembargador Otávio Praxedes, nesta quinta-feira (1º), durante a abertura do 113º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, em Maceió.
LEIA TAMBÉM
O evento, que prossegue na sexta-feira (2), reúne representantes dos Tribunais de Justiça de todo o país com o objetivo de discutir e compartilhar as experiências e boas práticas adotadas em cada estado.
Na oportunidade, o desembargador Otávio Praxedes falou sobre os avanços do Judiciário alagoano com investimentos em tecnologia, permitindo, por exemplo, que 100% dos processos novos passassem a ser ajuizados virtualmente, além da viabilização da distribuição automática dos processos no primeiro grau. “Essa medida vem contribuindo não só com a celeridade na tramitação dos processos, mas também com a realocação dos servidores que anteriormente eram necessários para realização da distribuição processual”, disse.
O desembargador lembrou também a importância do papel do Poder Judiciário como instrumento de pacificação social, atuando como uma ferramenta que modera e traz o equilíbrio necessário à vida em sociedade. “Nesse toar, considero ser necessário um olhar para o futuro, com investimentos em boas práticas como a mediação e a conciliação, o incremento do processo eletrônico e o melhor aproveitamento das habilidades de cada um dos servidores”, ressaltou.
Otávio Praxedes destacou ainda o papel do Conselho dos Tribunais, que “sempre se mostrou comprometido com a integridade e a autonomia da magistratura, auxiliando os tribunais em sua gestão e otimização”.
Programação
Os debates e palestras ocorrem, nesta sexta (2), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas. Entre as palestras previstas está a do ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça, que falará sobre o direito à saúde e a jurisprudência do STJ. O juiz Hélio Pinheiro Pinto, auxiliar da Presidência do TJ/AL, falará aos participantes sobre gestão e mostrará os avanços e desafios do Judiciário alagoano.
Também está prevista palestra do governador Renan Filho sobre solidez fiscal. Ao final do encontro, será elaborada a Carta de Maceió contendo as deliberações aprovadas pelo conselho de presidentes.
LEIA MAIS