Órgãos definem ações para diminuir impacto ambiental causado por manchas de óleo

Publicado em 07/10/2019, às 19h26
Divulgação -

Assessoria Semarh

Representantes dos órgãos ambientais de Alagoas se reuniram, nesta segunda-feira (7), na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em Maceió, para discutir as medidas conjuntas que serão tomadas para minimizar os impactos ambientais causados pelas manchas que estão se espalhando na costa do estado.

LEIA TAMBÉM

Durante a reunião, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira e o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), Gustavo Lopes, escutaram os relatos dos secretários municipais de meio ambiente, quanto à situação das praias em seus municípios e definiram estratégias de ações.

Uma das ações apontadas foi que os representantes dos municípios serão capacitados para os primeiros socorros aos animais e encaminhamento às áreas de tratamento e recuperação dos mesmos.

Os municípios ainda foram orientados a enviar os resíduos que já se encontram nas praias para a Central de Tratamento de Resíduos Metropolitana (CTR), localizada no município de Pilar, para que possa ser feito um descarte de forma apropriada.

O coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA/AL, Ricardo César, ainda reforçou a importância de a população evitar o contato direto com o material. Ao avistar manchas de óleo nas praias é recomendado informar ao órgão ou a prefeitura local o mais rápido possível. E em caso de contato acidental, a indicação é aplicar gelo sobre a área e higienizar, utilizando óleo de cozinha.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Acusados de assassinar ex-ator mirim são mortos em troca de tiros com a PM Jovem de 20 anos é morto a tiros dentro da Universidade Federal do Ceará Adolescente morto em Jericoacoara fez gesto de facção sem saber, diz pai Aeroporto de Fernando de Noronha deverá voltar a receber aviões de grande porte no início de 2025