Gabriel Amorim*
O clássico das Multidões acontece no próximo domingo (28), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Rei Pelé, e ações já estão sendo feitas para evitar novos registros de violência. Nessa segunda-feira (22), diretores das duas maiores Torcidas Organizadas do estado, Comando Vermelho (CRB) e Mancha Azul (CSA), se reuniram para instituir o “Clássico da Paz”.
LEIA TAMBÉM
Através de postagens nas redes sociais secundárias, ambos os perfis compartilharam uma nota em conjunto. No texto, eles ressaltam que a reunião não foi intermediada por nenhum órgão de segurança do estado e que o encontro foi marcado por uma conversa pacífica.
Além disso, eles pedem que evitem confusões no clássico e que ambas as instituições não irão tolerar novos atos de violência no dia a dia.
Leia, abaixo, a nota na íntegra:
Ocorreu na noite desta segunda-feira (22/01), uma reunião entre diretores das duas maiores e principais torcidas organizadas do Estado, vale ressaltar que a reunião não foi intermediada por nenhum órgão de segurança, no local esteve apenas Diretores das duas Torcidas, uma conversa pacífica e com o entendimento que ambas precisam trabalhar em conjunto para reverter a imagem das duas Torcidas perante a sociedade e o poder público.
Ficou-se definido que ambas estarão fazendo o possível para que o clássico do próximo domingo seja um CLÁSSICO DA PAZ, e não apenas o clássico, mas que as lideranças de bairros repassem a mensagem para que se evite confusões no deslocamento para o estádio, e que a rivalidade se faça dentro de campo, e não iremos tolerar atos de covardia envolvendo as torcidas no dia a dia. Definiu-se ainda uma tentativa conjunta de atos que possam reverter o problema judicial que ambas enfrentam na operação redblue.
Desde já contamos com a colaboração e a compreensão de todos, a continuidade da história das principais Organizadas de Alagoas depende da consciência de cada um de vocês.
Operação Red Blue |
Uma Operação, denominada Red Blue - uma referência em inglês as cores dos dois times - segue investigando os atos violentos que mutilaram pessoas aleatórias em consequência da explosão de bombas caseiras espalhadas pelas ruas da capital e também depois de crimes contra torcedores do Centro Sportivo Alagoano (CSA) e do Clube de Regatas Brasil (CRB).
A última atualização divulgada pela cúpula de Segurança Pública de Alagoas foi em dezembro de 2023. Na época, a Justiça alagoana, por meio da 17ª Vara Criminal, suspendeu o funcionamento das sedes de ambas as torcidas organizadas, além de solicitar o bloqueio das redes sociais das duas organizadas.
Até o momento desta matéria, os perfis oficiais do Comando Vermelho e Mancha Azul no Instagram seguem bloqueados. Ao tentar acessar qualquer um deles, é possível ver a suspensão dos perfis e a justificativa dada pela rede social. Veja:
Crédito: Instagram/Reprodução |
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS