Ordem para construção de ponte Penedo-Neópolis é assinada neste sábado (13)

Publicado em 13/01/2024, às 11h50
Reprodução / Redes sociais -

TNH1 com Ministério dos Transportes

A ordem de serviço para construção da ponte, na BR-349, que vai ligar as cidades de Penedo, em Alagoas, e de Neópolis, em Sergipe, na Baixo São Francisco, foi assinada neste sábado (13), com a presença do ministro dos Transportes Renan Filho, do governador de Alagoas Paulo Dantas, e do prefeito de Penedo Ronaldo Lopes.

LEIA TAMBÉM

A conexão rodoviária é sonho antigo dos moradores da região, pois hoje a travessia só é possível por meio de balsas. Somando R$ 203 milhões em investimentos, o projeto contempla acessos, calçadas e ciclovias, entre outras benfeitorias.

"Vamos dar início hoje. Vai ser detalhado o processo executivo e começar por etapas. Começar primeiro com a afundação, depois a super estrutura, e depois fazer os dois acessos e as cabeceiras. A obra de grande porte da ponte vai durar aproximadamente dois anos. É uma das maiores pontes que estará em construção no momento no país", destacou Renan Filho durante a solenidade.

Paulo Dantas destacou a parceria entre os estados de Alagoas e Sergipe. "Estamos comemorando o início de uma obra tão importante para o Norte de Sergipe e para o Sul e Baixo São Francisco de Alagoas. Estamos andando de mãos dadas para promovermos mais oportunidades, mais empregos, vendo e tratando com prioridade o social, o meio ambiente, a produção de energias renováveis, a produção de conhecimento através da educação, priorizando a primeira infância, a educação na idade certa, construindo creches, para termos um povo cada vez mais emancipado e feliz. Só existe prosperidade com eduçação", afirmou.

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Penedo.

A ponte terá 1,08 quilômetro de extensão, além de 12,25 quilômetros de acessos, e a estrutura terá 21,1m de largura, comportando calçada e ciclovias. O vão central com 300m vai viabilizar a navegação. E cerca de 80 mil moradores do Baixo São Francisco serão beneficiados com o empreendimento.

A ordem de serviço vai permitir a elaboração do projeto executivo e início das obras. Além de Renan Filho, Paulo Dantas e Ronaldo Lopes, participaram da solenidade o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, o prefeito de Neópolis, Célio Bezerra, entre outras autoridades. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Veículo fica destruído após ser tomado por chamas dentro de oficina em Arapiraca Polícia recupera dezenas de produtos saqueados após acidente com caminhão no interior de AL Motorista passa mal ao volante e sofre acidente de trânsito, em Penedo Fogo em vegetação assusta moradores em Porto de Pedras e mobiliza Bombeiros