Operação Vassalagem investiga troca de terrenos por votos em Cajueiro

Publicado em 02/09/2016, às 07h36

Redação

A Polícia Federal em Alagoas realiza na manhã desta sexta a Operação Vassalagem, na cidade de Cajueiro, na Zona da Mata. A ação pretende desarticular uma associação criminosa que atuaria no município cometendo crimes eleitorais.

LEIA TAMBÉM

A PF investiga a suposta prática dos crimes de compra de votos (artigo 299 do Código Eleitoral) e associação criminosa (288 do Código Penal Brasileiro).

PF cumpre mandados em Cajueiro:

De acordo com a investigação, vereadores de Cajueiro, consorciados com uma funcionária pública municipal, estariam doando terrenos e materiais de construção em troca de votos nas próximas eleições.

Diligências na região revelaram que os terrenos foram prometidos a algumas pessoas no ano passado, porém a doação ocorreu este ano.

A Lei 9.504/97, que estabelece normas para as eleições, em seu artigo 73, § 10, veda a distribuição gratuita de bens, por parte da Administração Pública, em ano eleitoral. Mas, para formalizar a doação, estariam sendo entregues documentos como termos de cessão de uso aos eleitores.

Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão. As buscas tiveram como objetivo localizar e apreender os documentos usados nas doações.

Os autores dos crimes poderão ser condenados a até sete anos de prisão e terem cassados seus registros de candidatura.

O nome Vassalagem remete a prática da Idade Média europeia, quando reis e nobres distribuíam terras para comprar lealdade e apoio político dos correspondentes beneficiários (que passavam a ser seus vassalos).

Operação Vassalagem investiga troca de terrenos por votos em Cajueiro
Operação Vassalagem investiga troca de terrenos por votos em Cajueiro
Operação Vassalagem investiga troca de terrenos por votos em Cajueiro
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo mostra bomba sendo desarmada após ser arremessada em estabelecimento na Massagueira; veja Passados dois meses, investigação sobre acidente que matou 20 pessoas na Serra da barriga ainda não foi concluída Morre o radialista Tony Santos; Campeonato Alagoano terá homenagens OAB/AL celebra nova diretoria durante solenidade no Centro de Convenções