Operação 'Rede Limpa' flagra ligação clandestina de esgoto na Jatiúca

Publicado em 02/01/2019, às 12h34
Flagrante no bairro de Jatiúca | TV Pajuçara / Edson Moura -

TNH1 com Secom Maceió

A Operação Rede Limpa, coordenada pela Prefeitura de Maceió e pela Casal, flagrou na manhã desta quarta-feira (2) uma ligação clandestina de esgoto com a galeria de águas pluviais da cidade. O flagrante foi feito em um condomínio residencial na Rua Edite Brandão Nogueira, na Jatiúca.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o secretário adjunto de Infraestrutura de Maceió, João Boleado, a ligação será tamponada e, após concluir a identificação do responsável, os órgãos deverão notificar e aplicar multa. Ele também poderá ser indiciado por crime federal, uma vez que a galeria de águas pluviais deságua no mar.

Ligação clandestina de esgoto foi flagrada saindo de um condomínio residencial. Foto: TV Pajuçara / Edson Moura

A operação teve início na parte baixa da capital. Além da Jatiúca, o bairro de Ponta Verde, também será fiscalizado: na avenida Doutor Antônio Gomes de Barros (Amélia Rosa) e nas ruas Empresário Carlos da Silva Nogueira e Hamilton de Barros Soutinho, que direcionam as águas pluviais para uma galeria que deságua na praia, em frente ao edifício Patmos.

“Rede Limpa” é resultado de reuniões envolvendo as Secretarias de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e Infraestrutura (Seminfra), a Casal e o Conselho Municipal de Proteção Ambiental (Compram). Pela Prefeitura, a Seminfra fará vistorias em tubulações de esgoto da Companhia e em galerias de águas pluviais e a Sedet atuará em fiscalização e autuações de infrações, quando identificadas.

Operação começou pelos bairros de Jatiúca e Ponta Verde. Foto: Cortesia ao TNH1 / Edson Moura - TV Pajuçara

De acordo com o vice-presidente de gestão operacional da Casal, Francisco Beltrão, o objetivo é que a Operação “Rede Limpa” seja permanente com o objetivo de corrigir ligações irregulares nas redes de esgotamento sanitário e de águas pluviais, resultando em balneabilidade das nossas praias.

O trabalho conta com aparato da Prefeitura e da Casal, com 16 profissionais de campo (técnicos e auxiliares), duas retroescavadeiras, duas caçambas e quatro caminhões de sucção e jateamento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara