Agência Alagoas
As vozes dos moradores e moradoras das grotas de Maceió estão ecoando. Em mais uma iniciativa do Projeto Emergencial de Monitoramento da COVID-19 em Maceió realizado pelo ONU-Habitat em parceria com o Governo de Alagoas, uma programação de lives terá início nesta quinta-feira (08), às 17h, com transmissão pelo perfil @visaodasgrotas no Instagram.
LEIA TAMBÉM
Desta vez, a turma de nove jovens mobilizada para registrar em foto e vídeo a percepção dos moradores de suas quebradas sobre a pandemia, vai deixar o coronavírus um pouco de lado para falar sobre arte, cultura e lazer.
A cada 15 dias, desde o início de setembro, eles participam de Oficinas de Comunicação Popular por meio de encontros virtuais. Divididos em três equipes, cada qual com um(a)tutor(a), os(as) integrantes têm o prazo de uma semana após cada reunião para capturar imagens e depoimentos de vizinhos(as), parentes e amigos(as) de suas comunidades sobre o tema proposto em cada fase – Fase 1: Eita que vírus é esse?; Fase 2: A pandemia na minha quebrada; e Fase 3: Minha grota é massa! Em paralelo, as equipes devem cumprir um desafio extra.
Agora, na terceira fase, a missão principal é identificar, filmar e fotografar potencialidades urbanas e vocações sociais e econômicas dos moradores e moradoras das grotas. Já como tarefa adicional, o desafio foi a organização de lives sobre temas de interesse das equipes .
“A realização de lives pelo grupo de tutores(as) e jovens é algo bem alinhado com o que propomos desde o início do projeto, que é dar visibilidade às comunidades e aos jovens sobre aquilo que eles têm vontade de compartilhar, como seus interesses pessoais ou vocações artísticas”, explica Paula Zacarias, Analista de Programas do ONU-Habitat no escritório em Alagoas.
Com as escolhas a critério dos grupos, os(as) participantes decidiram que, além de idealizar e organizar as lives, eles(as) mesmos iriam protagonizar as falas sobre os temas a serem abordados.
Para a estreia, nesta quinta-feira (08), às 17h, a equipe "Representa" batizou a live com o título “Ela me representa: mulheres no audiovisual” e abordará a representatividade feminina no audiovisual. ”. A mediação será realizada pela tutora Letícia Sant’Ana e a transmissão contará com a participação das jovens Agnes Vitória, da grota do Rafael, Ewellyn Lourenço, da grota Santa Helena e Maysa Reis, da grota das Piabas.
Na sexta-feira (09), às 19h, será a vez da equipe "Adetokumbo", com o título “Em roda, em cena, em rua: das grotas para o mundo através da arte”, sobre a cultura como forma de contribuição social. ”. Com mediação da tutora Eloysa Lopes, a live terá a presença das rimas de Josias Brito, morador da grota do Arroz e da cantora e compositora Mary Alves, residente na grota do Ary.
Já na segunda-feira (12), às 19h, o título “O lazer na minha quebrada” “, da equipe "Ubuntu", será abordado por Letícia Vitória, da grota Boa Esperança, Tauan Santos, da grota José Laranjeiras, e Wallison Fidelis, da grota Beco da Morte. A mediação ficará a cargo do tutor Odilon Gomes.
As lives terão duração de 1 hora e cada participante falará em média por 20 minutos. Legal, né? Então, eis aí mais uma chance para você “pegar a visão das grotas”, como diz o slogan do projeto. Logo abaixo, você pode conferir a programação completa.
PROGRAMAÇÃO | LIVES @VISAODASGROTAS
Quinta-feira (08), 17h
Equipe Representa
Tema: A representatividade feminina no audiovisual
Participantes: Agnes Vitória (Grota do Rafael), Ewellyn Lourenço (Grota Santa Helena) e Maysa Reis (Grota das Piabas)
Tutora: Letícia Sant'Ana
Sexta-feira (09), 19h
Equipe Adetokumbo
Tema: Cultura como forma de contribuição social
Participantes: Josias Brito (Grota do Arroz), Mary Alves (Grota do Ary)
Tutora: Eloysa Lopes
Segunda-feira (12), 19h
Equipe Ubuntu
Tema: Lazer nas quebradas de Maceió
Participantes: Letícia Vitória (Grota Boa Esperança), Tauan Santos (Grota José Laranjeiras) e Wallison Fidelis (Grota Beco da Morte)
Tutor: Odilon Gomes
LEIA MAIS