ONU-Habitat: Jovens de grotas farão lives sobre arte, cultura e lazer nas comunidades

Publicado em 08/10/2020, às 13h05
Foto: Márcio Ferreira/ Agência Alagoas -

Agência Alagoas

As vozes dos moradores e moradoras das grotas de Maceió estão ecoando. Em mais uma iniciativa do Projeto Emergencial de Monitoramento da COVID-19 em Maceió realizado pelo ONU-Habitat em parceria com o Governo de Alagoas, uma programação de lives terá início nesta quinta-feira (08), às 17h, com transmissão pelo perfil @visaodasgrotas no Instagram.

LEIA TAMBÉM

Desta vez, a turma de nove jovens mobilizada para registrar em foto e vídeo a percepção dos moradores de suas quebradas sobre a pandemia, vai deixar o coronavírus um pouco de lado para falar sobre arte, cultura e lazer.

A cada 15 dias, desde o início de setembro, eles participam de Oficinas de Comunicação Popular por meio de encontros virtuais. Divididos em três equipes, cada qual com um(a)tutor(a), os(as) integrantes têm o prazo de uma semana após cada reunião para capturar imagens e depoimentos de vizinhos(as), parentes e amigos(as) de suas comunidades sobre o tema proposto em cada fase – Fase 1: Eita que vírus é esse?; Fase 2: A pandemia na minha quebrada; e Fase 3: Minha grota é massa! Em paralelo, as equipes devem cumprir um desafio extra.

Agora, na terceira fase, a missão principal é identificar, filmar e fotografar potencialidades urbanas e vocações sociais e econômicas dos moradores e moradoras das grotas. Já como tarefa adicional, o desafio foi a organização de lives sobre temas de interesse das equipes .

“A realização de lives pelo grupo de tutores(as) e jovens é algo bem alinhado com o que propomos desde o início do projeto, que é dar visibilidade às comunidades e aos jovens sobre aquilo que eles têm vontade de compartilhar, como seus interesses pessoais ou vocações artísticas”, explica Paula Zacarias, Analista de Programas do ONU-Habitat no escritório em Alagoas.

Com as escolhas a critério dos grupos, os(as) participantes decidiram que, além de idealizar e organizar as lives, eles(as) mesmos iriam protagonizar as falas sobre os temas a serem abordados.

Para a estreia, nesta quinta-feira (08), às 17h, a equipe "Representa" batizou a live com o título “Ela me representa: mulheres no audiovisual” e abordará a representatividade feminina no audiovisual. ”. A mediação será realizada pela tutora Letícia Sant’Ana e a transmissão contará com a participação das jovens Agnes Vitória, da grota do Rafael, Ewellyn Lourenço, da grota Santa Helena e Maysa Reis, da grota das Piabas.

Na sexta-feira (09), às 19h, será a vez da equipe "Adetokumbo", com o título “Em roda, em cena, em rua: das grotas para o mundo através da arte”, sobre a cultura como forma de contribuição social. ”. Com mediação da tutora Eloysa Lopes, a live terá a presença das rimas de Josias Brito, morador da grota do Arroz e da cantora e compositora Mary Alves, residente na grota do Ary.

Já na segunda-feira (12), às 19h, o título “O lazer na minha quebrada” “, da equipe "Ubuntu", será abordado por Letícia Vitória, da grota Boa Esperança, Tauan Santos, da grota José Laranjeiras, e Wallison Fidelis, da grota Beco da Morte. A mediação ficará a cargo do tutor Odilon Gomes.

As lives terão duração de 1 hora e cada participante falará em média por 20 minutos. Legal, né? Então, eis aí mais uma chance para você “pegar a visão das grotas”, como diz o slogan do projeto. Logo abaixo, você pode conferir a programação completa.

PROGRAMAÇÃO | LIVES @VISAODASGROTAS

Quinta-feira (08), 17h

Equipe Representa

Tema: A representatividade feminina no audiovisual

Participantes: Agnes Vitória (Grota do Rafael), Ewellyn Lourenço (Grota Santa Helena) e Maysa Reis (Grota das Piabas)

Tutora: Letícia Sant'Ana

Sexta-feira (09), 19h

Equipe Adetokumbo

Tema: Cultura como forma de contribuição social

Participantes: Josias Brito (Grota do Arroz), Mary Alves (Grota do Ary)

Tutora: Eloysa Lopes

Segunda-feira (12), 19h

Equipe Ubuntu

Tema: Lazer nas quebradas de Maceió

Participantes: Letícia Vitória (Grota Boa Esperança), Tauan Santos (Grota José Laranjeiras) e Wallison Fidelis (Grota Beco da Morte)

Tutor: Odilon Gomes

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês