Chevrolet suspende vendas e convoca recall do Onix Plus após casos de incêndio

Publicado em 06/11/2019, às 16h56 - Atualizado às 17h30
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Edson Moura

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Após casos confirmados de incêndios espontâneos no recém-lançado Onix Plus, a Chevrolet decidiu suspender as vendas e convocar recall de todos os modelos já entregues. Um dos casos aconteceu no interior do Maranhão.

Segundo a montadora foi constatado que “em condições muito especificas”, que envolvem temperatura ambiente, umidade do ar e composição do combustível, o software de gerenciamento do motor pode apresentar falha com potencial risco de incêndio.

Suspensão de vendas e recall

Em comunicado interno para as concessionárias foi determinada a suspensão da venda e da entrega de modelos já vendidos sem antes que seja feita o recall, que já foi convocado hoje.

Segundo a Chevrolet o problema pode ser resolvido com a atualização do software de gerenciamento do motor e que todos os veículos vendidos devem passar pelo recall.

Na contabilização oficial da Fenabrave até o momento já foram emplacados 8.800 Onix Plus em todo o país. Só em outubro o Onix Plus emplacou 7.140 unidades, sendo o sedã mais vendido do Brasil.

Carro reserva

Como forma de compensar os consumidores pelo contratempo, a Chevrolet decidiu fornecer carro reserva para todos os clientes que deixarem seus veículos nas concessionárias “até que o procedimento de atualização do software seja efetuado”. Os carros serão da Localiza e não terão custos para os proprietários.

Veja a nota da GM na íntegra:

A General Motors tem como prioridade a segurança dos seus clientes. Por isso, informa que está prontamente convocando os proprietários do Onix Plus modelo 2020 entregues até então para atualização do software de gerenciamento do motor.

Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.

Os proprietários dos modelos envolvidos serão chamados a comparecer a uma concessionária Chevrolet para realizar de forma gratuita o serviço.

Destacamos que o incidente anterior, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí em setembro, foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo.

Com informações da Auto Esporte

 

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