Viver +

Olhar cansado? Cinco dicas para descansar a vista após um dia de trabalho

| 04/11/24 - 11h11
Confira cinco passos essenciais que podem ajudar a saúde ocular | Foto: Foto: Freepik

Hoje em dia, ficar na frente do computador ou celular é a rotina de praticamente qualquer ser humano. Depois da pandemia, os notebooks e computadores viraram os maiores aliados do home office, com o tempo de tela aumentando consideravelmente. E se engana quem pensa que trabalhar de casa não cansa, já que, na verdade, parece ser ainda mais exaustivo por “não ter hora para acabar”.

Justamente por isso, passar o dia inteiro no computador e, depois do trabalho, ficar no celular, pode causar dor de cabeça e cansaço mental e ocular. Descansar a vista no final do dia é imprescindível para ter uma boa noite de sono. A Dra. Samantha de Albuquerque, médica oftalmologista e consultora da HOYA Vision Care, empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, compartilha algumas dicas que podem ajudar nessa parada tão importante.

  1. Chá de camomila acalma e faz bem para a visão: Conhecido como uma opção calmante, o chá de camomila serve também para lubrificar a visão, além de evitar irritações nos olhos. O processo para utilizar o chá nos olhos é separar um pedaço de gaze, umidificá-lo com o chá já frio e colocá-lo nos olhos fechados. Relaxe e deixe agir por quinze minutos antes de dormir.
  2. Limite o tempo com aparelhos eletrônicos: Após passar um dia inteiro na frente de telas, limitar esse uso durante à noite e antes de dormir pode ajudar a melhorar a saúde ocular e o sono. Uma opção é a leitura de um livro próximo à luminárias com lâmpadas amarelas, que ajudam a acalmar e descansar os olhos.
  3. Plantas beneficiam a visão: Além de melhorar o ambiente como um todo, plantas naturais também diminuem a poeira e partículas que podem incomodar a visão. Por isso, reserve um tempo em um espaço para descanso com muito verde após as atividades da sua rotina.
  4. Não negligencie a saúde ocular: Marcar uma consulta periódica com um médico oftalmologista é essencial para manter a saúde ocular em dia, pois são realizados exames de rotina e diagnósticos mais precisos de alguma queixa do paciente.
  5. Exercício: Praticar atividades físicas regularmente, além de ser relaxante para o corpo e mente, aumenta o fluxo sanguíneo nos olhos, o que pode ajudar a prevenir doenças como glaucoma e degeneração macular. Corridas ao ar livre, por exemplo, ajudam a condicionar os olhos a enxergar o horizonte, evitando o foco excessivo em objetos próximos e reduz o risco de miopia.
     

A especialista reforça ainda que é possível utilizar colírios indicados por médicos oftalmologistas para umidificar os olhos, ajudando a dissipar o cansaço, assim como desviar o olhar das telas e focar em algo longe por algum tempo. “Focar em algum objeto que está longe, sem forçar a visão, pode ajudar a descansar os olhos. É um método muito utilizado e bem aceito pela comunidade médica”, afirma.