Ascom/BRK
Equipes técnicas da BRK trabalham, nesta terça-feira (17), para recuperar mais um trecho da rede de distribuição de água localizada na Avenida Walter Ananias, no Jaraguá. A tubulação, uma das mais antigas de Maceió, apresentou novo rompimento nas imediações do imóvel de número 472, onde os reparos estão sendo realizados em caráter emergencial para evitar o desabastecimento na região.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o levantamento técnico realizado pelas equipes ao longo dessa segunda-feira (16), o vazamento de grande porte foi identificado a uma distância de 20 metros do trecho reparado no começo deste mês. Para que seja possível fazer a substituição do tubo, foi necessária a interdição total da via e a interrupção do fluxo de água na rede, que tem 350 mm de diâmetro e está situada a dois metros de profundidade.
Por essa razão, a distribuição do reservatório R1 foi paralisada temporariamente até a conclusão do serviço, prevista para às 18h. Dessa forma, é possível que o fornecimento de água nos bairros Cruz das Almas, Mangabeiras, Jatiúca, Ponta Verde, Poço, Pajuçara, Jaraguá e Ponta da Terra apresente alguma instabilidade até a recuperação do sistema, que será religado logo após a finalização dos trabalhos.
Segundo Magnólia de Jesus, gerente operacional da BRK em Alagoas, as melhorias realizadas no sistema de distribuição de água de Maceió têm contribuído para identificar as condições estruturais das redes existentes. “No caso de redes muito antigas, como é a da Walter Ananias, o aumento da vazão de água pode ocasionar rompimentos nas tubulações. Conforme os vazamentos vão aparecendo, os pontos onde a estrutura está comprometida são identificados e os tubos substituídos. Esse é um procedimento padrão para a troca de redes de distribuição de água”, explicou.
Após a conclusão dos trabalhos, o abastecimento começará a ser retomado gradativamente nas localidades, à medida que o reservatório atinja o nível de água adequado para a pressurização de todas as redes que chegam aos imóveis.
Caso necessário, a BRK enviará caminhões-pipa para o atendimento emergencial das unidades de serviços essenciais, como escolas, asilos, hospitais e centros de assistência social. O serviço pode ser solicitado por esses clientes pelo 0800 771 0001, que funciona 24 horas.
LEIA MAIS