Revista Crescer
Você já imaginou o que acontece com o bebê dentro da barriga quando a grávida tosse? A ginecologista e obstetra Mariana Marassi Pimenta, de Toledo, no Paraná, resolveu desvendar esse mistério. Durante um exame de ultrassom, pediu para a paciente, que estava grávida de 11 semanas, tossir. Na mesma hora, é possível ver o feto sendo jogado de um lado para o outro e até ficando com as pernas para o ar. O mesmo acontece quando as gestantes riem.
LEIA TAMBÉM
"O bebê é sacudido como se estivesse em um grande terremoto. Isso é visível desde os primeiros ultrassons, normalmente a partir de 8 semanas, quando podemos ver o embrião", disse a obstetra em entrevista à CRESCER.
Publicado em 13 de novembro, o clipe viralizou, alcançando milhares de visualizações. Os internautas ficaram surpresos e até com pena do bebê, mas também acharam muito engraçado. "Tadinho do meu caçula, passei a gravidez dele toda tossindo", brinca uma mãe. "Gente. Eu ri. Mas que dó", escreveu um usuário. "Eu rindo e balançando o meu", diverte-se outra gestante.
Tossir ou rir na gravidez prejudica o bebê?
Embora as imagens possam assustar um pouco, Mariana Pimenta garante que as mães não precisam se preocupar, pois não é algo prejudicial para o bebê. "Ele sente essa grande movimentação, assim como ele sente todos os movimentos que a mãe faz. Porém, ele está bem protegido dentro do bolsa de líquido amniótico, que funciona como um amortecedor e, por isso, não se machuca", explica.
Segundo ela, os bebês estão habituados a esse tipo de movimentação. "Quando o bebê nasce ele só acalma em pé, no colo e normalmente andando, porque esse movimento era o que ele estava acostumado dentro da barriga da mamãe", afirma.
Mesmo se as gestantes tiverem crises de tosse durante a gravidez, não precisam temer pelo bem-estar do bebê. Na verdade, elas precisam se preocupar com a própria saúde. "Quem sofre mesmo é a mãe que, de tanto tossir, acaba sentido dor na barriga e até perdendo xixi em alguns casos", destaca a especialista. Inclusive, caso as tosses se tornarem muito intensas, é sempre importante buscar uma avaliação médica.
LEIA MAIS