Obras estruturantes do Vida Nova nas Grotas garantem dignidade a moradores da periferia de Maceió

Publicado em 30/11/2019, às 07h04
Agência Alagoas -

Agência Alagoas

Em Maceió, o programa Vida Nova nas Grotas do Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), está transformando a realidade de milhares de pessoas que viviam isoladas e sem perspectivas de mudanças na capital alagoana.

LEIA TAMBÉM

Já foram entregues melhorias de mobilidade e obras estruturantes em 25 comunidades, mas o programa vai beneficiar cerca de 300 mil pessoas em 53 grotas. E neste sábado (30), será a vez da Grota do Antares comemorar, afinal, o Vida Nova nas Grotas está, a cada entrega, garantido o acesso de moradores, antes isolados, às políticas públicas das quais foram excluídos por décadas.

No dia em que o governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, foram inaugurar as obras de melhoria de mobilidade urbana que o programa Vida Nova nas Grotas levou à Grota da Samambaia, no bairro da Serraria, parte alta da capital, dona Lecy da Silva estava feliz da vida.

“Isso aqui estava abandonado. A praça vivia cheia de lixo. Hoje, tá aí essa maravilha: um parquinho para as crianças brincarem. Lá embaixo tem até uma academia. Agora vou poder fazer meus exercícios”, comemorou a diarista.

Já a líder comunitária Val Cavalcante estava emocionada. “As escadas aqui eram buracos no barro onde os moradores apoiavam os pés para subir e chegar no asfalto. Hoje a gente vê o que era morto ganhar vida”.

Samambaia foi a 25ª comunidade a ter obras do Vida Nova nas Grotas concluídas e entregues. Foram feitos aproximadamente 420 metros de escadarias, um quilômetro de corrimão, 700 metros de canaletas, entre outros serviços, além da reforma da praça e das instalações de um parque de diversões e de uma academia ao ar livre para os moradores da região.

Na Grota Antares, foram feitos cerca de 340 metros de escadarias e mais de 900 metros de corrimão que irão viabilizar a mobilidade urbana na grota. Além disso, foram realizados mais de 180 metros de canaletas e 180 metros de muros de contenção que garantem mais segurança aos moradores, principalmente em períodos chuvosos.

A moradora mais antiga da Grota do Antares, Dona Silvana, relembra sem nenhuma saudade dos problemas que vivenciou e hoje é só gratidão. “Sou muito, muito agradecida mesmo; porque não é fácil, você deitar e não poder dormir, ver a água ‘zuando’ na porta da sua cozinha e dizer assim: meu Deus! a água vai entrar dentro da minha casa; e depois, ver umas benfeitorias dessas. Só pode a gente agradecer a Deus mesmo e as pessoas que fizeram, o governador e os secretários”, relatou dona Silvana.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Educação reabre matrículas para quem perdeu prazo a partir desta segunda-feira, 20 Imprensa Oficial Graciliano Ramos indica a literatura para fortalecer a saúde mental Equatorial vai ofertar troca de lâmpadas porta a porta e sorteio de geladeiras no Vergel do Lago Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída”