Maceió

Obras de mobilidade requalificam vias no Sistema Chã da Jaqueira

Um total de 8km ao longo de 12 vias foram requalificados; obra alcança os bairros Chã da Jaqueira e Chã de Bebedouro

| 12/07/24 - 16h07

Maceió, 12 de junho de 2024 – Composto por importantes vias alternativas que ligam a parte alta à baixa da cidade de Maceió, o Sistema Chã da Jaqueira recebeu obras para a melhoria da mobilidade urbana. Ruas e avenidas de dois bairros passaram por requalificação e receberam nova sinalização.

Como fica Maceió? série mostra obras e ações em andamento e planejadas para o Pinheiro e região
 
As melhorias no Sistema Chã da Jaqueira alcançaram 8 km de ruas e avenidas dos bairros Chã da Jaqueira e Chã de Bebedouro. Os trabalhos foram executados por empresas especializadas, contratadas pela Braskem, e divididos em três etapas. As primeiras intervenções aconteceram no trecho que liga a avenida Denilma Bulhões à rua Marquês de Abrantes. Depois, adequação do trajeto entre a rua Prof. Joatas Malta de Alencar até a rua Marquês de Abrantes; e, por fim, a ligação entre a Ladeira Santa Amélia e a rua Jorge Montenegro Barros.
 
Ao todo, 12 vias ganharam nova pavimentação, recuperação e nova sinalização horizontal e vertical. Veja a lista:
1.    Avenida Denilma Bulhões
2.    Avenida Empresarial Lobo Ferreira
3.    Avenida Galba Novaes de Castro
4.    Avenida Jorge Montenegro de Barros
5.    Rua Marquês de Abrantes
6.    Rua Prefeito Joatas Malta de Alencar
7.    Rua Antônio Claudino
8.    Via Principal Dois
9.    Rua Projetada
10.    Rua Dr. Osvaldo Cruz
11.    Alameda José Lopes de Albuquerque
12.    Ladeira Professor Benedito Silva.

Pacote de mobilidade - A implementação de medidas para a melhoria da mobilidade urbana consta no Termo de Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
 
As obras são planejadas pelo Município e executadas por empresas especializadas contratadas pela Braskem. As intervenções são fiscalizadas pelo poder público e devem durar cerca de 3 anos e meio. O orçamento é de R$ 360 milhões – valor corrigido anualmente.  

Os projetos preveem a construção, ampliação ou recuperação de 33,4 quilômetros de vias; implantação de quase 37 quilômetros de calçadas acessíveis e ciclovias; requalificação de passeios públicos e estacionamentos; nova iluminação e rede elétrica; drenagem de águas pluviais; e um sistema de semáforos inteligentes já em funcionamento. 
 
Compromissos com Maceió - Desde 2019, a empresa desenvolve um conjunto de ações e programas, fundamentados em acordos firmados com as autoridades, para reparar, mitigar e compensar os efeitos da subsidência do solo.
 
Para facilitar o entendimento e acompanhamento de todas as ações e programas, a companhia organizou os dez compromissos, nas frentes social, urbanística e ambiental, em uma plataforma na internet (www.braskem.com/compromissosmaceio).
 
As ações para melhoria da mobilidade urbana integram o compromisso número oito da Braskem com Maceió – compensação e requalificação de espaços de convívio social das áreas afetadas e da mobilidade urbana.