Redação
Depois de dez anos de espera, as obras de recuperação e ampliação da Unidade de Emergência do Agreste estão 95% finalizadas. Localizada em Arapiraca, a unidade contava com 40 leitos e passará a disponibilizar 120, consolidando ainda mais sua referência no atendimento a pacientes de 46 cidades do interior de Alagoas e até de estados vizinhos como Pernambuco, Sergipe e Bahia.
LEIA TAMBÉM
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está triplicando a quantidade de leitos de Enfermaria. Também será assegurada a ampliação da área de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que passará dos sete leitos existentes para 21, uma vez que serão abertos mais 14 após a conclusão da reforma.
A Unidade de Emergência do Agreste está sendo dotada de um Centro de Tratamento para Vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e contará com profissionais especializados. Também passará a contar com modernos equipamentos, como cardioversores, desfibriladores, monitores, ventiladores mecânicos, aparelhos de anestesia, endoscópio, bisturis elétricos, entre outros aparelhos de uso médico.
De acordo com o assessor técnico da UE do Agreste, Paulo Roberto Pereira, a obra está em sua última etapa. Paralelamente está sedo finalizado o processo de licitação para a aquisição do restante dos equipamentos e mobiliário, como balcões de mármore e itens de aço inox, que serão destinados para a área do serviço de nutrição e dietética.
“As obras estão modificando o perfil da Unidade de Emergência do Agreste, que passará a ser um hospital de grande porte para tratar os casos de traumas e doenças correlatas. Esse investimento representa o esforço do Governo do Estado para qualificar a assistência aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde], que residem no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco”, destacou Paulo Roberto Pereira.
Novo Tomógrafo
E como parte das ações para modernização da Unidade de Emergência do Agreste, o Governo do Estado já instalou um novo e moderno tomógrafo, que tem capacidade de realizar 50 exames por dia. A triplicação vai possibilitar que mais pessoas sejam atendidas em um ambiente reestruturado, melhor adaptado e dotado de novas tecnologias na área médica e hospitalar.
Paulo Roberto Pereira revela que a ampliação e modernização da Unidade de Emergência do Agreste é essencial para acompanhar o crescimento das demandas da população. “Acreditamos que as melhorias que o hospital está recebendo vão refletir diretamente na qualidade e agilidade no atendimento, para continuar salvando muitas vidas em nossa região”, salientou.
LEIA MAIS