Obras concluídas na grota da Iraci devolvem cidadania aos moradores da comunidade

Publicado em 18/11/2016, às 12h59

Redação

Quando Wenita Maria da Silva chegou à grota da Iraci, há 20 anos, a situação era muito diferente da atual. “Aqui era tudo barranco. O acesso era horrível”. Hoje, com a conclusão dos serviços do Pequenas Obras, Grandes Mudanças, a dona de casa comemora a mudança na comunidade. “Mudou muita coisa aqui na nossa grota. Pintaram algumas casas, as escadas foram recuperadas. O acesso ficou muito melhor”, conta. 

LEIA TAMBÉM

Assim como Wenita, Maria das Neves também foi beneficiada pelo programa. “A minha casa não tinha reboco, a calçada não estava muito boa. Agora está muito melhor”, comemora a dona de casa, que ganhei uma pintura nova e especial na casa, com ícones que remetem a infância e a natureza.

O Pequenas Obras, Grandes Mudanças, executado pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, construiu, somente na grota da Iraci, 173 metros de escadaria, 500 metros de corrimão, 382 m² de passeios e 49 m² de muros de arrimo, trazendo maior mobilidade, segurança e qualidade de vida aos mais de mil moradores da comunidade. 

Além disso, a comunidade foi beneficiada com 276 m² de reboco e 34 casas receberam novas pinturas, sendo algumas delas pinturas especiais, com elementos que remetem a natureza e a vida em comunidade.

À frente da pasta, o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Mosart Amaral, explica a importância das obras de mobilidade nas comunidades.  

“As comunidades que recebem o Pequenas Obras, Grandes Mudanças agora vivem um novo momento. A única escadaria que existia na grota da Iraci não atendia as necessidades dos moradores. Em apenas cinco meses recuperamos essa única escadaria e construímos outras sete, devolvendo o direito a cidadania a essas pessoas e proporcionando qualidade de vida a todos da comunidade”, conta.

O programa

O programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças já chegou a onze comunidades da periferia de Maceió, tendo já concluído 1.195 metros lineares de escadaria, 674 de canaletas e 3.901 m² de passeios. Além deles, foram construídos outros 1.395 metros de meio-fio, 2.420 metros de corrimão e 149,5 metros de muros de arrimo. O projeto ainda contempla 269 moradores que foram contratados para trabalhar nas obras.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Morre o radialista Tony Santos; Campeonato Alagoano terá homenagens OAB/AL celebra nova diretoria durante solenidade no Centro de Convenções Samu recebeu 55 mil trotes em 2024; média é de 154 ligações por dia Após prisões e apreensões, Polícia Civil alerta influenciadores sobre os riscos de promover jogos ilegais