Ascom OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), promove, nesta sexta-feira (10), a Campanha Vamos Salvar Vidas, que visa atrair doadores voluntários de sangue. A ação acontece na sede da Ordem, em Jacarecica, de 8h às 15h.
LEIA TAMBÉM
Qualquer pessoa, independentemente de integrar os quadros da advocacia, pode participar da doação voluntária. Para isso, basta preencher os requisitos e comparecer à OAB/AL.
A ação acontece no mesmo dia em que o Conselho Seccional da OAB/AL retoma os trabalhos, após o recesso. A iniciativa também acontece às vésperas do período de carnaval, quando a demanda por sangue tende a ser maior nas unidades de saúde do estado. Reforçar o estoque é fundamental e ajuda a salvar vidas.
Para a diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Ordem, Andrea Feitosa, é importante que todos os voluntários que puderem, participem. “A campanha marca a volta dos trabalhos do Conselho Seccional. É também uma forma de ajudarmos a reforçar o estoque, que está baixo, para o Carnaval. Qualquer pessoa pode vir e é muito importante que todos participem. Leva pouco tempo e é um gesto de humanidade”, destaca.
Quem pode doar?
Para doar, o voluntário ou voluntária deve ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 kg e não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Para os doadores que vão repetir o procedimento, é necessário respeitar um intervalo de dois meses para os homens e de três para as mulheres. Gestantes e lactantes também ficam impedidas de se candidatar.
Além disso, quem teve Covid-19 fica impedido de doar sangue por 30 dias, contados após a cura. Já quem teve contato com pessoas que testaram positivo para a doença, o impedimento é de 14 dias, após o último contato com a pessoa doente.
LEIA MAIS