OAB divulga lista das "melhores faculdades" de Direito em Alagoas; confira

Publicado em 28/08/2024, às 10h33
A OAB criou um selo para indicar faculdades que atendem critérios de qualidade | Arquivo -

TNH1 com Assessoria

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) divulgou uma lista, nesta quarta-feira (28), de faculdades de Direito do estado que irão receber o selo OAB indica. O selo será um indicador de qualidade do ensino jurídico alagoano, baseado em critérios estabelecidos em consideração à realidade social, econômica e jurídica do estado. 

LEIA TAMBÉM

De acordo com a OAB, apenas 8 das 21 faculdades de direito de Alagoas serão contempladas pelo selo do órgão. Foram realizadas visitas nas instituições  ao longo de todo o ano de 2023 e do primeiro semestre de 2024, com o objetivo de conferir a qualidade do ensino e a estrutura disponibilizada aos estudantes. No total, 17 instituições foram visitadas e outras quatro não receberam os membros da OAB/AL. 

Estarão recebendo o Selo OAB Indica o Centro Universitário Cesmac – Maceió; a Estácio; a Faculdade Cesmac do Agreste; a Faculdade Cesmac do Sertão; a UNIMA | Afya – Centro Universitário de Maceió; a Uninassau Maceió; a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL – Arapiraca) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Confira a listahttps://deoab.oab.org.br/pages/materia/796915

A entrega do Selo OAB Indica – para o triênio 2022-2024 acontece no dia 11 de setembro, às 18 horas, na sede da Ordem, em Jacarecica. Na ocasião, representantes das faculdades estarão recebendo a chancela das mãos dos representantes da OAB Alagoas, aferindo que o ensino do Direito está de acordo com o esperado de uma instituição comprometida com a educação superior.

Entre os critérios avaliados pela OAB/AL para o recebimento do selo, estão o acervo da biblioteca, o número de mestres e doutores no corpo docente, a acessibilidade no campus e os projetos de iniciação científica e extensão. 

Para a presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/AL, Ingrid Dantas, a entrega é a coroação de todo o processo, desde a criação do selo até agora. Ela destaca que conferir a chancela a oito instituições mostra que elas apresentaram um padrão de excelência na prestação do ensino jurídico. Em contrapartida, também demonstra que o curso de Direito em Alagoas ainda tem muito a avançar. 

“Chegamos nesse momento de entrega do Selo OAB Indica. Das 21 instituições de ensino que ofertam o curso de Direito em Alagoas, apenas oito vão receber a chancela da Ordem, o que representa um pouco mais de 30% das instituições de ensino do estado. Isso aponta que há muito a ser feito para que, de fato, o ensino jurídico de Alagoas possa ser considerado de qualidade. Precisamos trabalhar para que as outras instituições também alcancem o patamar de excelência e também para que as que já alcançaram, possam continuar se aprimorando e buscando, cada vez mais, prestar um ensino jurídico de qualidade”, afirma. 

Apesar de o selo ser entregue às instituições de ensino superior, os benefícios que ele traz abrangem toda a comunidade, pois com qualidade dentro das faculdades e universidades, é possível alcançar uma formação adequada e colocar no mercado profissionais cada vez mais capacitados para atender às demandas da sociedade. 

“Queremos que os estudantes saiam da faculdade com reais possibilidades de contribuir para o acesso à Justiça e à efetivação dos direitos fundamentais previstos na Constituição”, completa Ingrid. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Como vai funcionar a proibição dos celulares nas escolas? Afinal, quantos servidores da Educação serão beneficiados com a bonificação salarial O que você precisa saber sobre o Sisu 2025, que abre inscrições nesta sexta (17) Veja as escolas de Maceió com vagas para jovens, adultos e idosos