Gilson Monteiro
O bairro histórico de Jaraguá espera cerca de 250 mil visitantes durante os dez dias da 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
LEIA TAMBÉM
O maior evento literário do estado é também uma forma de colocar a literatura e o consumo de livros em destaque, num mundo dominado por novas ferramentas e meios de comunicação que competem, e quase sempre vencem, a disputa com o livro.
Mas para um público que, entre um livro e outro, consome os seriados, seja na TV ou sites de streaming, há uma possibilidade de unir as duas paixões. São as séries baseadas, ou inspiradas em obras literárias. E não são poucas. O TNH1 separou algumas sugestões para você se aventurar nas páginas adaptadas para séries.
Nas adaptações, fica sempre a discussão sobre qual a melhor versão, ou o que mudou da transposição das páginas dos livros pra telinha. Mas esse é um longo debate que você pode alimentar conferindo a nossa lista.
Seja na Bienal ou nas livrarias, vale dar uma conferida nas versões literárias dessas séries que bebem em obras da literatura, independentemente dos resultados nas telas serem ou não satisfatórios.
Entre as adaptações mais famosas tem o mega sucesso “Game of Thrones”, "Narcos", com os brasileiros José Padilha e Wagner Moura, e o sucesso instantâneo "Os 13 Porquês". Tem ainda "Bates Motel", baseado no mesmo livro que deu origem ao clássico Psicose, que mostra a fase adulta do psicopata Norman Bates.
OS 13 PORQUÊS
Sucesso instantâneo quando lançada pela Netflix, a série “13 Reasons Why”, Os 13 porquês na tradução brasileira, chegou às telas 10 anos após a publicação do livro de Jay Asher,de 2007. Leitores acharam o personagem Clay Jansen menos dinâmico na série, o que não impediu de a série virar um fenômeno.
Na história, Clay encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome, contendo várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás.
NARCOS
Dirigido pelo brasileiro José Padilha, a adaptação feita pela Netflix da saga do narcotraficante colombiano Pablo Escobar (vivido por Wagner Moura) tomou como base “Killing Pablo”, escrito por Javier Peña, um dos responsáveis por capturar o Escobar.
Em fevereiro deste ano foi anunciada a adaptação de Narcos para os quadrinhos. É esperar.
HOUSE OFF CARDS
O drama político estrelado por Kevin Spacey mostra a busca pelo poder numa escalada que envolve posturas questionaveis, crimes e muitas intrigas.
O drama foi baseado na obra do escritor inglês Michael Dobbs. Inclusive a série ganhou uma primeira adaptação inglesa, em formato de minissérie, que chegou a integrar o catálogo da Netflix.
O CONTO DA AIA ( Handmaid's tale)
Baseado num livro escrito em 1985, de Margaret Atwood, a história mostra um estado totalitário onde a alfabetização é proibida para as mulheres, que são tratadas como propriedade do estado.
Aos 79 anos, a autora decidiu escrever um segundo livro com a continuação da história, intitutado The Testaments, lançado no Reino Unido em setembro deste ano.
GAME OF THRONES
Game of Thrones é o primeiro livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo. Antes da temporada final, especialistas teciam críticas à serie de livros, tanto pelo ritmo muito lento como pela tradução nacional, que tomou como base o português de Portugal. Mas o descontentamento com o final da saga na TV fez muita gente correr para conferir um final mais satisfatório nas páginas da série de livros.
BATES MOTEL
A série ousou mexer num clássico de Hitchcock, mostrando a juventude do psicopata Norman Bates, mostrado no Classico dos anos 60, Psicose.
Assim como o filme, Bates Motel também é baseado no livro Psciose, de Robert Bloch.
Livro, aliás, que à época do lançamento do filme, o diretor Hitchcock chegou a comprar milhares de exemplares para evitar que as pessoas lessem e descobrissem o final da história.
ORANGE IS THE NEW BLACK
Adaptada do livro Orange is the New Black: My Year in a Women's Prison (2010), de Piper Kerman, trama mostra as memórias do carcere da autora numa penitenciária.
A série começa mostrando a personagem Piper Chapman (Taylor Schilling), que cumpre 15 meses de detenção por atos ilícitos em "nome da paixão" pela sua ex-namorada Alex Vause (Laura Prepon). Com drama e humor, a série aborda empoderamento feminino, homofobia e outros temas.
HANNIBAL
O livro "Red Dragon" , de Thomas Harris, deu origem a esta série de 2013 e a um filme, de 2001. No filme, o personagem Dr. Hannibal Lecter, é interpretado por Antony Hopkins, que levou um Oscar ao interpretar o mesmo personagem em O Silêncio dos Inocentes, também baseado na obra de Harris.
OUTLANDER
A série de época que trabalha a viagem no tempo por meio da personagem Claire Randall (Caitriona Balfe), uma enfermeira que em plena Segunda Guerra Mundial volta 200 anos no tempo, tentando sobreviver no ano de 1743. A trama é uma adapitação dos livros da autora Diana Gabaldon.
DIÁRIO DE UM VAMPIRO
Série teen baseada na série homônima de quatro livros da escritora L. J. Smith. Conferir os livros pode ser uma boa para os fãs da série, considerando que muitos reclamam das diferenças entre os livros e a adaptação para a TV, inclsuive em nomes e tipos físicos dos personagem. É ler para conferir.
LEIA MAIS