O que acontece se você tomar refrigerante todos os dias?

Publicado em 07/07/2023, às 08h44
Pexels/Reprodução -

O Globo

Quem ama refrigerante e consome a bebida com frequência provavelmente já parou para pensar nas consequências que este hábito pode provocar em seu corpo. Refrigerantes são bebidas gaseificadas e com grande quantidade de açúcar. Já as opções zero e diet (que são vendidas como mais saudáveis) contêm adoçantes, como o aspartame — que ganhou notoriedade após agências associadas à Organização Mundial da Saúde classificá-lo como potencialmente cancerígeno.

LEIA TAMBÉM

O maior problema do consumo de refrigerante é a grande quantidade de açúcar ingerido. Quanto mais copos você toma, mais açúcar você consome. O excesso de açúcar está diretamente relacionado à vários problemas de saúde, como obesidade e doenças cardíacas.

O que acontece se eu tomar refrigerante todos os dias? As consequências de ter uma dieta rica em açúcar vão aparecer mais rapidamente no seu corpo se você tomar refrigerante todos os dias. Veja alguns problemas abaixo:

Qual o máximo de refrigerante por dia? A recomendação da OMS é ingerir, no máximo, 50g de açúcar por dia. No entanto, o ideal para a saúde seria consumir apenas 25g de açúcar diariamente.

Um copo de 200ml de refrigerante tem entre 10g e 22g de açúcar. Dependendo do sabor, em apenas dois copos você ultrapassa o limite máximo de açúcar diário apenas com o refrigerante.

Vale lembrar que a orientação da OMS é para todos os tipos de açúcares, tanto os que estão embutidos nos alimentos industrializados quanto os adicionados nas preparações da cozinha. Portanto, o ideal é não tomar refrigerantes todos os dias.

Quantos calorias perco se parar de tomar refrigerante? Deixar de tomar refrigerante faz você deixar de ganhar as calorias que estaria ingerindo se consumisse a bebida. Mas isso pode ir além. Estudos apontam que o consumo de bebidas com sabor doce pode aumentar o apetite por outros alimentos ricos em calorias. Ou seja, uma coisa chama a outra.

Além disso, o refrigerante não gera a saciedade que uma refeição proporciona e, por isso, uma refeição não pode ser substituída pela bebida. Um copo de 200ml tem de 80 a 85 calorias, o equivalente a duas colheres e meia de arroz branco cozido.

O que é bom para substituir o refrigerante? A água é a melhor opção para substituir o refrigerante. Para quem sente falta de um gostinho diferente, pode saborizar a água com frutas em casa.

Outra opção é tomar água de coco, que além de hidratar ainda repõe minerais essenciais, funcionando como um isotônico natural.

Você pode consumir também chás, que são uma ótima opção no final da tarde.

Por último estão os sucos naturais da fruta. O ideal é consumir sem adicionar açúcar. Para isso, a dica é escolher frutas da estação e as mais maduras, pois estarão com a quantidade de frutose — açúcar natural das frutas — no nível adequado.

Como tirar a vontade de beber refrigerante? Comece reduzindo o consumo. Vá diminuindo a quantidade aos poucos, até o momento em que você consiga tomar apenas em festas ou ocasiões especiais. Estabeleça metas de redução e também “premiações” para cada avanço do seu processo.

Evite comprar refrigerantes, principalmente as garrafas de 2 litros. Isso já ajuda a reduzir o consumo. Abrir a geladeira e se deparar com o refrigerante faz aumentar a vontade de beber. Como diz o ditado popular, “o que os olhos não veem, o coração não sente”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

7 receitas fit para fazer no liquidificador Horóscopo do dia: confira a previsão de 30/11/2024 para os 12 signos 7 receitas com grão-de-bico ricas em fibras 5 exercícios de baixa intensidade para manter o corpo ativo