O Pinto da Madrugada está de volta às ruas de Maceió! Expectativa é de 400 mil foliões

Publicado em 01/02/2023, às 15h28
-

Ana Carla Vieira

Já está consagrado: o sábado antes do Carnaval é dia de Pinto da Madrugada em Maceió. Após dois anos sem o tradicional desfile em decorrência da pandemia, o bloco, este ano, comemora os 24 anos na rua e pretende arrastar uma multidão de nada menos que 400 mil pessoas pela orla mais bonita do Brasil.

LEIA TAMBÉM

Para o desfile deste ano, no dia 11 de fevereiro de 2023, a organização do Pinto da Madrugada vai contar com a apresentação de 18 orquestras de frevo, 3 orquestras sonorizadas, vários carros alegóricos, ala de fantasias, bonecos gigantes, muito frevo, marchinhas e a grande novidade: vai desfilar pela primeira vez sozinho na avenida.

“Vamos retomar a alegria do Pinto nas prévias carnavalescas. Nosso bloco é Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana, tem história no carnaval de rua de Maceió há mais de 20 anos e é um vetor de contribuição para a movimentação econômica criativa do estado”, enfatiza Hermann Braga, diretor do Pinto da Madrugada.

Os outros blocos da Liga Carnavalesca que também participam das prévias carnavalescas de Maceió vão sair no sábado anterior ao Pinto, próximo dia 04 de fevereiro. Confira aqui a programação.

Um pré no frevo, outro na história - O ano era 1999. Quatro amigos, foliões, apaixonados por frevo e carnaval se reuniram e decidiram fundar um bloco, que pudesse resgatar as festas de rua em Maceió. O fruto dessa reunião não foi apenas um bloquinho de carnaval, dali nasceu o Pinto da Madrugada, maior bloco de Alagoas e um dos maiores do Brasil. Inspirado no “pai”, o Galo da Madrugada, de Recife, o Pinto rapidamente virou tradição nas prévias de carnaval da capital alagoana. Em 2011, o Governo de Alagoas tornou o bloco Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana.

“O Pinto da Madrugada também potencializa o nosso turismo, são milhares de pessoas de outros estados que chegam para participar do bloco e se hospedam em hotéis, se alimentam nos bares e restaurantes, compram nosso artesanato, e divulgam lá fora a beleza que é a hospitalidade do nosso povo e a alegria do maior bloco de carnaval de Alagoas”, diz Hermann.

Veja na galeria de fotos um pouco sobre a história, contada pelo "próprio" Pinto da Madrugada:

“Ô abre alas….” - O desfile do Pinto da Madrugada será dia 11 de fevereiro, com concentração a partir das 06h da manhã no início da Pajuçara, e saída prevista para as 09h. O desfile deve percorrer a orla, se encerrando no Marco dos Corais.

COBERTURA MULTIPLATAFORMA

O Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) também entra na avenida com a cobertura do melhor da folia. Mais de 50 profissionais estarão diretamente envolvidos na transmissão multiplataforma, no dia 11/02, através do TNH1, TV Pajuçara e Rádio Pajuçara FM. Na TV Pajuçara, a festa começa ao meio-dia, com equipes AO VIVO direto dos desfiles e do Camarote Celebration.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Para todos os gostos: Liga Carnavalesca divulga datas e eventos para as prévias em Maceió; confira Campeã do carnaval carioca, Viradouro divulga enredo de 2025; saiba qual Baby do Brasil comenta fala sobre apocalipse: 'Um pouco irresponsável' Beija-Flor comunica saída de diretor após resultado no Carnaval 2024