Agora, com valores de cachês devidamente publicizados, tem-se a dimensão de que esse amor ao petista não era algo tão pudico assim. Até nisso, o Brasil perde de goleada. Lamentável.”
Redação
Nas campanhas eleitorais não faltam celebridades que externam suas preferências políticas através do engajamento.
LEIA TAMBÉM
Mas normalmente esse “amor à causa” tem um preço que no futuro é bancado pelo pagador de impostos.
É o que está acontecendo no terceiro governo do presidente Lula, como explica o jornalista Wilson Lima:
“Milôr Fernandes, no alto de sua genialidade, já ensinava: ‘Desconfio de todo idealista que lucra com seu ideal’. E no Brasil dividido entre patriotas e comunistas, essa frase ganha contornos ainda mais dramáticos para dizer o mínimo.
Na quinta-feira, 4, este site publicou que o Ministério da Saúde gastou 816 mil reais em cachês para celebridades em campanhas educativas promovidas ao longo de um ano e meio da gestão Nísia Trindade. Um detalhe chama a atenção: entre os beneficiados (a maioria), estão aqueles que fizeram campanha aberta ao atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A lista é extensa: Caio Blat, Camila Morgado, Leandra Leal, Paulo Betti, Natália Lage, Sheron Menezes e Ivan Baron. Somente para incentivar a vacinação, cada um deles embolsou em torno de R$ 30 mil. Nada mal.
Obviamente que não se condena aqui o trabalho de quem quer que seja. Afinal de contas, celebridades lucram a partir da exploração de sua imagem. A questão é que, assim como algumas receberam por isso, outras preferiram adotar postura totalmente diferente e abriram mão de qualquer tipo de cachê. Afinal de contas, estamos falando de campanhas publicitárias de conscientização popular para temas como vacinação e prevenção de DST’s.
A cientista Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz foi um exemplo. Atuou na campanha de Lula, promoveu o petista e não cobrou nenhum centavo ao ser chamada para participar da ação educativa do Ministério da Saúde; Xuxa sequer ‘fez o L’. Não endossou a narrativa petista e, mesmo assim, não cobrou absolutamente nada por seus direitos de imagem.
Em 2020, Leandra Leal disse em suas redes sociais que a ‘galera do gabinete do ódio transformou qualquer pessoa sã em agentes de algum mundo paralelo que levam vantagens por dizer o que pensam’. Ivan Baron também declarou publicamente que influenciador digital “não só pode como deve falar e fazer política”.
Agora, com valores de cachês devidamente publicizados, tem-se a dimensão de que esse amor ao petista não era algo tão pudico assim. Até nisso, o Brasil perde de goleada. Lamentável.”
LEIA MAIS
"Teimosia de Lula aumenta dificuldades na política e na economia" É hoje a premiação dos melhores do mercado imobiliário Caso Braskem segue cercado de mistérios e incertezas Tribunal Regional do Trabalho sob nova direção a partir de hoje