O cenário político para 2026 e a mensagem da célebre frase atribuída a Euclides Mello

Publicado em 31/10/2024, às 07h36

Redação

Passadas as eleições municipais deste ano os bastidores vão paulatinamente filtrando as pretensões dos interessados por cargos majoritários em 2026.

LEIA TAMBÉM

Nesse ano, além das disputas para presidente da República e deputados federais e estaduais, haverá concorrência para governador e para duas vagas ao Senado.

Em Alagoas, as definições já vão ocorrendo, com dois anos de antecedência.

Pelo que revelam os bastidores, dois prováveis aspirantes a cargos majoritários estão decididos a encerrar seus respectivos mandatos e, por consequência, não pretendem concorrer a nada em 2026: o governador Paulo Dantas e o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, ambos do MDB.

A se confirmarem tais informações, o vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) e a vice-prefeita de Arapiraca, Rute Nezinho, não devem ter o gostinho de concluir os mandatos dos seus titulares – ficam livres, no entanto, para concorrer a outros cargos.

Dos possíveis interessados em ser governador ou senador restam Renan Calheiros (que iria para seu quinto mandato seguido no Senado), o senador Renan Filho (lembrado para voltar ao governo do Estado), o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (também pretenso candidato ao governo), e o deputado federal Arthur Lira (que estaria pensando numa das vagas ao Senado).

Correndo por fora, são citados para os cargos majoritários o deputado federal Alfredo Gaspar e o ex-deputado estadual Davi Davino Filho, que têm sido citados em pesquisas de opinião.

Nesse contexto, surgem duas alternativas: uma conciliação que permitisse um grande acordo entre os principais pretendentes ou o confronto entre esses grupos políticos, atualmente antagônicos.

E nada pode ser descartado, como diz uma frase atribuída ao ex-vereador e ex-deputado Euclides Mello: “Em política eu só não vi boi voar”.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

"Um abraço na democracia, outro em Maduro" Os riscos do cigarro eletrônico para a saúde "A classe média brasileira vive à beira da pobreza” Alfredo Gaspar hoje, às 10h30m, na TV Pajuçara