Número de táxis solicitados por aplicativo caiu 56% após chegada da Uber

Publicado em 16/04/2018, às 22h17

Redação


LEIA TAMBÉM

O número de corridas de táxi solicitadas por aplicativo caiu no Brasil desde a chegada da Uber. Pelo menos é o que indica um levantamento do Departamento de Estudos Econômicos (DEE) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), divulgado recentemente.

O Cade é o mesmo órgão que, no fim do ano passado, concluiu que a entrada da Uber no mercado brasileiro não "tirou" passageiros de táxis e tampouco derrubou os rendimentos de taxistas. O estudo, desta vez, mede apenas o impacto da empresa em corridas solicitadas por aplicativo.

Entre 2014 e 2016, o número de corridas de táxi solicitadas por apps como 99 e Easy caiu 56,8%, considerando todos os 590 municípios que o estudo do Cade levou em conta. Para cada 1% de aumento no número de corridas por Uber, a queda no número de táxis por app chegou a 0,9%.

Considerando apenas as capitais, a queda no número de corridas de táxi por app foi de 36,9%. Paralelamente a isso, o estudo conclui que o mercado de táxis não reagiu. O preço médio das corridas permaneceu quase igual entre 2014 e 2016, apesar da queda no número de solicitações.

"Além de conquistar usuários de outros modais de transporte que não utilizavam serviços de aplicativos de táxi, a Uber também rivalizou com os serviços de aplicativos de táxi, conquistando parte de seus usuários", conclui o estudo do Cade. Confira-o na íntegra aqui.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais de 800 kits da parabólica digital estão disponíveis gratuitamente para Pilar e Marechal Deodoro A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda