Vídeo: Novo Tiggo 7 Pro tem agora motor com 187 cv e mais requinte

Publicado em 16/12/2021, às 09h00 - Atualizado às 10h46
-

Edson Moura

LEIA TAMBÉM

Que a Caopa Chery não está para brincadeira a gente já sabe e para fechar o ano em que mais uma vez dobrou sua participação no mercado automotivo, a montadora apresenta uma nova geração do SUV Tiggo 7 Pro que agora evoluiu no design, tecnologias e motorização.

Com visual totalmente renovado, a versão também conta com novo conjunto powertrain, mais focado em performance e melhorias nos sistemas de transmissão, suspensão e no conforto acústico.

O Tiggo 7 PRO passa também a ser mais espaçoso e, consequentemente, mais confortável. O modelo cresceu em dimensões, além de contar com um porta malas ainda maior, visando atender o perfil do exigente consumidor do segmento de SUVs. Contemporâneo e inovador, o utilitário da CAOA CHERY se destaca ainda pela tecnologia. São mais de 10 itens de segurança e auxilio à direção, sempre de série, que tornam o Tiggo 7 PRO um dos SUVs mais completos do mercado.

O Tiggo 7 PRO já atende aos novos limites de emissões do Proconve L7 e segue sendo produzido na unidade fabril da CAOA, em Anápolis (GO). O valor especial de lançamento é R$ 179.990 e não tem opcionais.

O Pajuçara Auto participou do lançamento em São Paulo na última terça-feira e conferiu o desempenho do modelo de perto.

Na semana que vem a gente exibe o teste completo na Tv Pajuçara, mas você já pode conferir um vídeo exclusivo sobre o modelo:

 

Novo motor, com mais potência e torque

Moderno, conceituado globalmente e muito bem aceito no mercado brasileiro, o motor 1.6 Turbo GDI trouxe ainda mais performance para o Tiggo 7 PRO.

O propulsor é movido a gasolina, tem injeção direta, quatro cilindros, duplo comando de válvulas, com duplo variador de fase (DVVT), tanto na admissão, quanto no escape, além de ser equipado com intercooler. Ele atua em conjunto com uma transmissão DCT de 7 velocidades que proporciona uma direção ágil e confortável ao SUV. O câmbio wet dual clutch tem também alavanca tipo joystick e opção de trocas manuais.

Esse conjunto powertrain foi calibrado e desenvolvido pela engenharia brasileira da CAOA CHERY que, por cerca de doze meses, trabalhou no projeto priorizando a performance e a dirigibilidade ágil e agradável. Com isso, o veículo ganhou mais potência e torque na nova versão. São 187 CV de potência máxima e 28 kgfm de torque máximo, disponível de 2.000 a 4.000 RPM. O ganho em performance também se refletiu em números. O utilitário esportivo acelera de 0-100 km/h em 8,09 segundos, um dos melhores tempos da categoria.

O projeto contou ainda com parceiros reconhecidos globalmente pela qualidade e tecnologia, como a Bosch, que foi parceira do time brasileiro no processo de calibração do motor, sendo responsável também pelo sistema de injeção.

Segurança

O Tiggo 7 PRO foi desenvolvido sob a plataforma modular T1X, baseada em um compartilhamento de tecnologia com Jaguar Land Rover, e que tem como um dos seus diferenciais o fato de proporcionar alto nível de segurança. Graças a ela, o SUV possui ótimos ângulos de entrada e saída (21 e 27, respectivamente) que garantem bom desempenho ao veículo em tipos variados de terreno e situações cotidianas.

Para garantir ainda mais a segurança do novo modelo, a suspensão do Tiggo 7 PRO foi projetada pela engenharia da CAOA CHERY, levando-se em consideração as condições das pistas brasileiras. Com base em testes de rodagem, o time de engenheiros desenvolveu o conjunto especificamente para o mercado nacional, buscando entregar mais conforto, estabilidade e melhor dirigibilidade aos usuários. Outro trabalho realizado foi no conforto acústico, graças ao tratamento aplicado ao veículo, a nova versão conta com redução de até 4% no nível de ruído interno em relação ao modelo anterior.

Também visando a segurança, a estrutura do Tiggo 7 PRO foi totalmente renovada, passando a contar com mais de 60% de aços de alta resistência. Por esse motivo, algumas tecnologias também tiveram upgrade, como o novo sistema ESP de controle eletrônico de estabilidade, que é de última geração. O Tiggo 7 PRO foi projetado para atender aos requisitos de 5 estrelas do China-NCAP, órgão equivalente ao Latin NCAP, contando também com seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

Os freios são a disco nas quatro rodas e atuam em conjunto com os sistemas ABS (sistema de freio antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem). O pacote de segurança inclui ainda as tecnologias EBA, que habilita automaticamente o limite de desaceleração durante a frenagem de emergência; BOS (smart pedal), que identifica uma situação de emergência e desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo; BAS, sistema de assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS; e ESS, sistema de alerta de frenagem de emergência, que pisca as luzes de direção de ambos os lados (setas) para sinalizar aos motoristas que vêm atrás que está ocorrendo uma frenagem brusca.

A novidade da CAOA CHERY traz ainda freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, HDC (controle eletrônico de descida) e HHC (assistente de saída em aclives).
Os itens de assistência à direção também são pontos fortes do Tiggo 7 PRO.

Extremamente tecnológico, o veículo conta com sistemas como ATCT (alerta de trafego cruzado traseiro), que informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras; RCW (alarme de colisão traseira), que alerta o motorista em um aviso sonoro quando há risco eminente de colisão traseira; DOW (advertência de abertura de portas), que avisa sobre o risco de colisão ao abrir as portas; detector de ponto cego (BSD) e faróis de neblina dianteiros em LED com função de assistência em curvas, que melhora a visibilidade em manobras em até 40 Km/h.

Design

Outra importante mudança do Tiggo 7 PRO foi no design. O novo visual, fruto do estúdio de design da Chery em Frankfurt, na Alemanha, foi desenhado por profissionais renomados com passagens por tradicionais marcas premium em todo o mundo. Marcado pela contemporaneidade, o novo Tiggo 7 PRO possui identidade própria, cheia de personalidade e ainda mais imponente.

A grade dianteira, com desenhos tridimensionais e presença marcante, se unem de forma harmoniosa com os sofisticados faróis full LED do conjunto óptico dianteiro. Já as luzes DRL (Daytime Running Light) verticais são responsáveis pelo olhar único e marcante do veículo. Na lateral, o SUV é marcado por três linhas principais, que criam um efeito diferenciado e combinam elementos dinâmicos e estáticos, dando ao veículo um visual mais sofisticado. As rodas, de 18″, de desenho exclusivo também foram pensadas especialmente para compor o design como um elemento requintado. Já na traseira, as lanternas integradas passam a sensação de fluidez, enquanto as duas saídas de escapamento conferem mais esportividade ao modelo.

Essa mesma identidade imponente e sofisticada dá o tom do design interior do Tiggo 7 PRO. O interior conta com luz ambiente em LED com sete opções de cores, materiais de altíssima qualidade e acabamento impecável. O console central elevado, com comandos ergonomicamente instalados, é integrado ao comando touch do ar condicionado inteligente, que é dual zone, independente e conta com saída de ar traseira. Dessa forma, tanto ocupantes da dianteira quanto da traseira do veículo podem controlar a saída de ar.

Os bancos são revestidos em material premium e possuem encosto de cabeça para todos os cinco ocupantes. Esse mesmo material reveste o volante multifuncional de design esportivo e com quatro ajustes manuais de profundidade e altura.

Maiores dimensões

O Tiggo 7 PRO também cresceu e passa a contar com ainda mais conforto e espaço interno. São 4.500 mm de comprimento, 1.842 mm de largura e 1.705 mm de altura, além de um entre-eixos de 2.670 mm. O porta-malas também ganhou mais espaço e passa a ter capacidade para 475 litros. Além disso, o SUV é o único da categoria que oferece abertura e fechamento do porta-malas automáticos de série. O porta-malas também possui abertura por sensor de presença, sistema antiesmagamento e regulagem de altura de acordo com a preferência do usuário.

Entre os itens de conforto e conveniência disponibilizados de série e pouco comuns ao segmento, destacam-se ainda: o teto solar panorâmico basculante de 1,13m² com opção de abertura da parte frontal; o banco do passageiro elétrico com quatro opções de ajuste, além das seis possibilidades de ajuste do banco do motorista, inclusive da região lombar; e o Comando de Climatização à Distância (CCD).

Há ainda carregador de celular wireless de carregamento rápido 15W, com função de alerta em caso de esquecimento do objeto dento do veículo, chave presencial com botão de partida, volante multifuncional com acabamento premium, além de retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador.

Pensado minuciosamente para proporcionar uma experiência única ao condutor e ocupantes, o Tiggo 7 PRO eleva o patamar do segmento de SUVs no quesito tecnologia. O veículo traz o maior multimídia do segmento, com 10,25″, e o maior painel de instrumentos (12,3″). Além disso, entre os competidores diretos, o veículo é o único que possui câmera 360 graus de série. De alta definição, o sistema conta com quatro câmeras de ângulo amplo que permitem uma imagem mais nítida para observar obstáculos. Em vagas de estacionamento estreitas, por exemplo, as câmeras trabalham em conjunto com o sensor de estacionamento e exibem no multimídia guias estáticas e dinâmicas durante as manobras.

O Tiggo 7 PRO estreia a cor Midnight Blue (metalizada) no portfólio da CAOA CHERY. Ele também será comercializado nos tons Branco Perolizado, Preto Metálico, Prata Metálico e Cinza Metálico. A garantia é de três anos para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: Já testamos Fiat Pulse e Fastback híbridos flex Picape BYD Shark híbrida com 437 cv chega por R$ 379.800: Veja o teste Novo Citröen Basalt: Já testamos o SUV mais barato do Brasil Citröen Basalt chega a partir de R$ 89.990 e é o SUV mais barato do Brasil