Ana Carla Vieira
A aprovação, no último dia 03, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da substância injetável usada para diabetes no tratamento contra a obesidade chamou a atenção e despertou também algumas dúvidas. A substância liberada é a semaglutida, que deve ser de uso semanal e promove uma redução média de 17% do peso corporal nos pacientes, segundo estudos divulgados.
LEIA TAMBÉM
Mas o que pensa a comunidade médica a respeito do uso do medicamento para tratar obesidade? Quais os benefícios e quais os efeitos colaterais?
O TNH1 conversou com a médica endocrinologista Priscilla Alves, que classificou como um avanço a liberação da substância para esse fim. Dra Priscilla ressalta que a obesidade, muitas vezes, deve ser tratada com medicamentos e o devido acompanhamento de especialista. "O Ozempic não era utilizado formalmente para emagrecer, na bula constava apenas tratamento para diabetes. Após estudos step [que são estudos para obesidade] e a liberação da Anvisa da substância semaglutida injetável para tratamento da obesidade, veio a marca Wegovy. Então a partir de hoje, para a gente tratar obesidade com semaglutida a gente vai usar o Wegovy, que é o que vai ter a dose adequada para este fim. É um medicamento muito bom, que vai vir em 2023 com uma mudança no paradigma do tratamento da obesidade", explicou a médica.
"O Wegovy vai ter doses maiores de semaglutida do que o Ozempic, porque nos estudos foi visto que a dose maior é a adequada para tratar obesidade, já que é preciso uma supressão maior do apetite. Então, por isso que o Wegovy vem com uma dose maior, de 2,4mg em uma só caneta injetável, diferentemente do Ozempic, que só pode ter até 1,0 mg a cada dosagem", diferenciou Dra Priscilla.
Qualidade de Vida
Para a especialista, é importante destacar a mudança na qualidade de vida dos pacientes. "É muito interessante o uso do Wegovy para o tratamento desses pacientes com obesidade mórbida, porque ele pode contribuir para uma melhora da qualidade de vida, melhora de dores articulares, melhora do sono, da apneia.... O Wegovy vai ajudar também na melhora do perfil metabólico do paciente. É um medicamento que vem agora em 2023 com muita demanda", disse a endocrinologista.
Veja o vídeo gravado pela especialista para o TNH1 com toda a explicação:
LEIA MAIS