Maceió

Novo protesto na Fernandes Lima trava trânsito; veja vídeo

| 20/08/24 - 10h08
| Foto: Reprodução/Video

Mais um protesto acontece em Maceió nesta sexta-feira (20). Desta vez, manifestantes estão na entrada do Hospital Veredas, na Avenida Fernandes Lima, e bloquearam parte da via, deixando apenas a faixa exclusiva de ônibus desobstruída para passagem de veículos. 

O grupo faz o ato pelo mesmo motivo do protesto no último dia 12. Eles são trabalhadores do hospital e reclamam da administração, pois cobram salários atrasados e outros direitos trabalhistas. Nesta manhã, os manifestantes colocaram pneus no asfalto e um carro de som também foi visto no local. 

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informou ao TNH1 que os condutores que seguem no sentido Centro/Tabuleiro podem pegar a Rua Tereza de Azevedo, por trás do hospital, e retornar para a Fernandes Lima pela Rua Roberto Simonsen.

Protesto na Rota do Mar

Um grupo de agricultores familiares bloqueou trecho da Rota do Mar, nas proximidades da rotatória que dá acesso ao Conjunto Parque dos Caetés, e deixou o trânsito travado para quem transita entre os bairros Benedito Bentes e Guaxuma na manhã desta terça-feira (20). Segundo a Polícia Militar, o protesto foi realizado para cobrar assistência do município em agricultura familiar

Imagens mostraram os condutores de carros e ônibus parados, com o ato sendo realizado ao fundo. Um incêndio foi provocado nos materiais colocados atravessados na pista, como pneus e entulhos, para afastar os motoristas que passavam pelo local e chamar a atenção das autoridades. Os motociclistas ainda se arriscavam em meio ao fogo.

Nos vídeos, também foi possível observar os agricultores com faixas com frases "Criação de suínos não é crime, somos trabalhadores" e "Aqui os agricultores familiares têm voz". Até às 10h30, o ato ainda acontecia na região.

Um dos pontos cobrados pelos manifestantes foi a presença de um representante da Prefeitura de Maceió para agendar uma reunião para tratar sobre a situação dos trabalhadores, que se sentem afetados com as operações que estão fechando pocilgas e apreendendo animais na região. O Município, no entanto, disse que a criação e o abate de suínos na área urbana de Maceió são proibidos por leis municipais e estaduais. Veja a nota abaixo:

"A Secretaria de Saúde de Maceió informa que a criação e abate de suínos em zona urbana da Capital é proibida, conforme preconiza as leis municipal nº 5.318/2003 e estadual nº 6.787/2006, por representar um grave risco à saúde pública, devido à possibilidade de aumento de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). A decisão sobre a criação desses animais não é uma determinação da Vigilância Sanitária, mas sim por conta de leis municipais e estaduais que impedem essa criação".