Novo Peugeot 208 com motor turbo: Veja o teste

Publicado em 19/09/2023, às 12h12
-

Edson Moura

LEIA TAMBÉM

Desde o lançamento da atual geração, há 3 anos, o Peugeot 208 segue sendo considerado o hatch nacional mais bonito e tecnológico à venda no Brasil.

Mas para brigar bem no segmento não basta ter design, desempenho também conta. Por isso, a Peugeot agora apresenta as versões com motor 1.0 turbo, o Turbo 200 da Stellantis, que já equipa modelos da Fiat.

Confira o teste completo com Edson Moura durante o lançamento em São Paulo:

Mais detalhes

PEUGEOT 208 é o modelo mais leve a receber este motor turbo 200, o que contribui para o baixo consumo – seja com etanol, seja com gasolina. O resultado foi aperfeiçoado em mais de 1 milhão de quilômetros, distância percorrida pelos protótipos na fase de testes. O trabalho permitiu tirar o máximo do motor produzido em Betim (MG) pela expertise do grupo Stellantis.

Pela primeira vez no Brasil, um carro de passeio PEUGEOT é equipado com o câmbio automático do tipo CVT, que traz um software exclusivo para aumentar sua eficiência energética. O resultado aparece nos números de desempenho e consumo, superiores aos de seus concorrentes. Essa solução tecnológica permite ainda a redução de 2% na alíquota do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), de acordo com as metas estabelecidas pelo programa Rota 2030.

A programação do câmbio – que é fornecido pela Aisin – simula sete marchas e oferece o modo SPORT, além de permitir trocas manuais por meio da alavanca. Em um instante, roda-se com total suavidade e conforto. No outro, a sensação é de estar em um autêntico esportivo compacto. Cabe ao motorista escolher, e poder de escolha é o que não falta na PEUGEOT.

A suspensão dianteira recebeu ajuste exclusivo para as versões turbinadas. O comportamento dinâmico ficou ainda mais equilibrado, com maior controle de rolagem. A evolução é perceptível em situações como retomadas em saídas de curvas e desvios rápidos. Para controlar o ímpeto desse leão, há novas pinças de freio.

PEUGEOT 208 TURBO chega disponível em três opções: ALLURE, STYLE E GRIFFE. Todos com robustos pacotes de itens de série e preços extremamente competitivos, recebem além do potente motor Turbo 200 e câmbio CVT de 7 velocidades o badge Turbo 200 e modo Drive SPORT.

A primeira versão ALLURE TURBO, conta com todos os itens da versão ACTIVE 1.6, como central multimídia PEUGEOT Connect 10,3” com conexão wireless (Android Auto e Apple CarPlay), ar-condicionado automático e digital, direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, volante Sport Drive com comandos de som, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de tração e de estabilidade, DRL em LED e as novas rodas Kanobi aro 16” com acabamento Black Diamond.

O modelo ainda pode receber teto panorâmico, carregador por indução, iluminação interior traseira, revestimento em couro para volante, painel de porta, bancos e apoio de braço para o motorista com o pacote opcional EXCELLENCE. O pacote também adiciona o PEUGEOT Entry n’ Go (ADML) entre os itens do veículo. O sistema possibilita travamento/destravamento do veículo por aproximação e partida/parada do motor com acionamento através do botão Start/Stop.

Já a série especial STYLE, sucesso de vendas na versão 1.0 aspirada ganha protagonismo também na gama com motor Turbo 200. Com pacote completo da versão ALLURE + Pack EXCELLENCE, o modelo conta ainda com Visiopark 180º, ponteira cromada e as novas rodas Bronx aro 17 com acabamento dark grey diamond. Há ainda faróis full LED e teto panorâmico, outra exclusividade entre os hatches compactos comercializados atualmente no Brasil.

PEUGEOT 208 STYLE TURBO também possui detalhes únicos como os bancos STYLE em tecido, couro e alcantara, com interior escurecido, soleira PEUGEOT, pedais esportivos em alumínio e tapetes bordados.

O pacote tecnológico da série especial inclui ainda o i-Cockpit 3D, com um cluster 3D em que as informações principais são projetadas em uma terceira camada, como se flutuassem diante dos olhos do motorista. A mágica acontece por meio da interação de duas telas e foi desenvolvida para oferecer conforto visual em qualquer condição de luminosidade.

O interior escurecido conta com costuras na cor azul, combinadas a proposta tecnológica e moderna do PEUGEOT 208 STYLE TURBO. É o típico ambiente que fica bem na foto, principalmente se o passageiro recolher o forro do teto panorâmico para aumentar a entrada de luz na cabine. E não é preciso se preocupar com a bateria do smartphone após as selfies, basta utilizar o carregador por indução para fazer a recarga sem precisar de fios.

O portfólio do PEUGEOT 208 na linha 2024, se completa com o GRIFFE TURBO. A versão topo de gama conta com todos os itens da versão ALLURE com o pacote opcional EXCELLENCE e adição de itens como 6 airbags, sensor de chuva e luminosidade, visiopark 180°, i-Cockpit 3D, ponteira cromada e PEUGEOT DRIVER ASSIST, que consiste em auxílios a condução com: alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga, alerta e correção de permanência em faixa.

Um dos diferenciais tecnológicos presente no modelo é o Visiopark 180°. Trata-se de um sistema que aumenta a segurança e a praticidade na hora de entrar e sair de vagas. Ao engatar a ré, a tela da central multimídia exibe a imagem do carro e de seu entorno, como se houvesse um drone filmando a manobra.

A sensação de bem-estar a bordo é garantida também pelo ar-condicionado de maior capacidade, algo possível pela adoção de um compressor mais potente. A força do motor turbo permite o upgrade sem comprometer o consumo e o desempenho.

Tudo isso é embalado por um desenho que supera as expectativas tanto em forma como em função e que garantiu ao PEUGEOT 208 o primeiro lugar no tradicional concurso internacional Car Design Awards.

“Com o 208, a PEUGEOT demonstrou que o design poderia desempenhar um papel crucial na transformação de um carro pequeno em um carro de luxo”, disseram os jurados ao conceder o prêmio, logo após o lançamento do carro na Europa, em 2019.

Além das três versões com motor TURBO 200, há também as versões equipadas com os motores 1.0 flex aspirado – a melhor relação custo-benefício do segmento – e 1.6 flex. É a família mais completa entre os hatches, com opções para todos os gostos.

PEUGEOT CONFIANCE

Buscando cada vez mais estar ao lado se seus clientes não só na hora da compra, a PEUGEOT buscou oferecer uma experiência positiva e exclusiva com o lançamento do programa PEUGEOT CONFIANCE, que oferece serviços e benefícios focados no que o cliente valoriza.

A nova plataforma PEUGEOT CONFIANCE sintetiza a qualidade, respeito e transparência com previsibilidade ao consumidor e chega para se destacar entre todos os planos de assistência ao cliente disponíveis no mercado de automóveis no país, com atendimento humanizado via WhatsApp, 3 anos de garantia e três revisões – 10 mil, 20 mil e 30 mil km ou 36 meses – pelo preço de uma.

Entre todos os benefícios inclusos, vale também destacar os serviços de assistência 24h com veículo reserva, hospedagem, reboque gratuito e outros benefícios que só uma marca premium oferece.
PEUGEOT CONFIANCE é válido para todos os veículos da gama PEUGEOT, inclusive utilitários e elétricos.

LINHA PEUGEOT 208 MY24

Motor 1.0 Firefly com 75 cv
Câmbio manual de 5 velocidades
i-Cockpit
4 airbags
Alavanca do câmbio com aplique em black piano
Ar-condicionado digital
Direção com assistência elétrica
Vidros elétricos nas portas dianteiras
Volante Sport Drive
Sistema de som com tela digital de 5”
Controles de tração e de estabilidade
DRL (luz diurna) integrada aos faróis
Rodas de 15 polegadas de aço com calotas

OPCIONAL PACK TECH – R$ 4.000
Central Multimídia PEUGEOT Connect 10,3” com conexão wireless (Android Auto
e Apple CarPlay)
DRL em LED
Retrovisores externos com comandos elétricos
Vidros elétricos nas quatro portas
Comandos de som no volante Sport Drive
Dois alto-falantes traseiros (que se somam aos dois frontais) e dois tweeters
Duas entradas USB – com destaque para a adição da entrada tipo C além da A

LIKE com PACK TECH +
Rodas de liga-leve de aro 16”
Grade dianteira em Dark Chrome
Faróis Full LED e DRL em LED
Maçanetas das portas na cor da carroceria
Retrovisores e faixa traseira em preto brilhante
Teto panorâmico
Interior escurecido
Soleira PEUGEOT
Aerofólio esportivo em Black Piano
Carregador de smartphone por indução (wireless charger)
Visiopark 180º (sensor de estacionamento + câmera traseira 180°)

LIKE com PACK TECH +
Motor 1.6 com 120 cv
Câmbio automático de 6 marchas
Piloto automático e Limitador de velocidade
Modo de condução ECO/SPORT
Sensor de ré e câmera traseira
Rodas de liga leve de 16 polegadas

ACTIVE +
i-Cockpit 3D
Teto panorâmico
Faróis Full LED e DRL em LED
Visiopark 180°
Adesivos e badge ROADTRIP
Aerofólio esportivo em Black Piano
Rodas Kanobi aro 16” com acabamento Black Diamond
Interior Escurecido
Bancos em couro, tecido e alcantara
Volante Sport Drive revestido em couro
Tapete com bordado ROADTRIP

ACTIVE +
Motor Turbo 200 com 130 cv de potência
Câmbio automático tipo CVT com sete marchas (simuladas)
Badge Turbo 200
Modo Drive SPORT
Rodas de liga-leve diamantadas de 16″ Kanobi Maçaneta externa na cor do veículo
Grade cromada
Capa de retrovisor em preto brilhante
4 alto-falantes e 2 Tweeters
Entradas USB-A e USB-C no console central

PACOTE OPCIONAL EXCELLENCE – R$ 5.000
Teto panorâmico
Bancos em couro
Volante em couro
Painel de porta em couro
Apoio de braço para o motorista em couro
PEUGEOT Entry n’ Go
Wireless Charger
Iluminação interior traseira

ALLURE com PACOTE EXCELLENCE +
Rodas de liga-leve diamantadas de 17″ Bronx
Faróis Full LED
Visiopark 180º
Ponteira Cromada
DRL em LED
i-Cockpit 3D
Interior escurecido
Pedais esportivos em alumínio
Bancos em tecido, couro e alcantara bordados em azul
Painel de porta em couro e bordado em azul
Teto panorâmico
Wireless Charger
Volante Sport Drive em couro com comandos de som

ALLURE com PACOTE EXCELLENCE +
Faróis Full LED
6 airbags
i-Cockpit 3D
Visiopark 180º
Sensor de chuva e luminosidade
Ponteira Cromada
PEUGEOT Driver Assist:
Alerta de colisão
Frenagem de emergência automática
Auxílio de Farol Alto
Reconhecimento automático de sinalização de velocidade
Detector de Fadiga
Alerta e correção de permanência em faixa

AEROPARTS
spoiler dianteiro
spoiler traseiro
saia lateral

EXCLUSIVIDADES
ponteira esportiva
luz interna branca
ambiente light
projetor de logo

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: Já testamos Fiat Pulse e Fastback híbridos flex Picape BYD Shark híbrida com 437 cv chega por R$ 379.800: Veja o teste Novo Citröen Basalt: Já testamos o SUV mais barato do Brasil Citröen Basalt chega a partir de R$ 89.990 e é o SUV mais barato do Brasil