Novo Peugeot 208 com motor turbo: Veja o teste

Publicado em 19/09/2023, às 12h12
-

Edson Moura

LEIA TAMBÉM

Desde o lançamento da atual geração, há 3 anos, o Peugeot 208 segue sendo considerado o hatch nacional mais bonito e tecnológico à venda no Brasil.

Mas para brigar bem no segmento não basta ter design, desempenho também conta. Por isso, a Peugeot agora apresenta as versões com motor 1.0 turbo, o Turbo 200 da Stellantis, que já equipa modelos da Fiat.

Confira o teste completo com Edson Moura durante o lançamento em São Paulo:

Mais detalhes

PEUGEOT 208 é o modelo mais leve a receber este motor turbo 200, o que contribui para o baixo consumo – seja com etanol, seja com gasolina. O resultado foi aperfeiçoado em mais de 1 milhão de quilômetros, distância percorrida pelos protótipos na fase de testes. O trabalho permitiu tirar o máximo do motor produzido em Betim (MG) pela expertise do grupo Stellantis.

Pela primeira vez no Brasil, um carro de passeio PEUGEOT é equipado com o câmbio automático do tipo CVT, que traz um software exclusivo para aumentar sua eficiência energética. O resultado aparece nos números de desempenho e consumo, superiores aos de seus concorrentes. Essa solução tecnológica permite ainda a redução de 2% na alíquota do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), de acordo com as metas estabelecidas pelo programa Rota 2030.

A programação do câmbio – que é fornecido pela Aisin – simula sete marchas e oferece o modo SPORT, além de permitir trocas manuais por meio da alavanca. Em um instante, roda-se com total suavidade e conforto. No outro, a sensação é de estar em um autêntico esportivo compacto. Cabe ao motorista escolher, e poder de escolha é o que não falta na PEUGEOT.

A suspensão dianteira recebeu ajuste exclusivo para as versões turbinadas. O comportamento dinâmico ficou ainda mais equilibrado, com maior controle de rolagem. A evolução é perceptível em situações como retomadas em saídas de curvas e desvios rápidos. Para controlar o ímpeto desse leão, há novas pinças de freio.

PEUGEOT 208 TURBO chega disponível em três opções: ALLURE, STYLE E GRIFFE. Todos com robustos pacotes de itens de série e preços extremamente competitivos, recebem além do potente motor Turbo 200 e câmbio CVT de 7 velocidades o badge Turbo 200 e modo Drive SPORT.

A primeira versão ALLURE TURBO, conta com todos os itens da versão ACTIVE 1.6, como central multimídia PEUGEOT Connect 10,3” com conexão wireless (Android Auto e Apple CarPlay), ar-condicionado automático e digital, direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, volante Sport Drive com comandos de som, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de tração e de estabilidade, DRL em LED e as novas rodas Kanobi aro 16” com acabamento Black Diamond.

O modelo ainda pode receber teto panorâmico, carregador por indução, iluminação interior traseira, revestimento em couro para volante, painel de porta, bancos e apoio de braço para o motorista com o pacote opcional EXCELLENCE. O pacote também adiciona o PEUGEOT Entry n’ Go (ADML) entre os itens do veículo. O sistema possibilita travamento/destravamento do veículo por aproximação e partida/parada do motor com acionamento através do botão Start/Stop.

Já a série especial STYLE, sucesso de vendas na versão 1.0 aspirada ganha protagonismo também na gama com motor Turbo 200. Com pacote completo da versão ALLURE + Pack EXCELLENCE, o modelo conta ainda com Visiopark 180º, ponteira cromada e as novas rodas Bronx aro 17 com acabamento dark grey diamond. Há ainda faróis full LED e teto panorâmico, outra exclusividade entre os hatches compactos comercializados atualmente no Brasil.

PEUGEOT 208 STYLE TURBO também possui detalhes únicos como os bancos STYLE em tecido, couro e alcantara, com interior escurecido, soleira PEUGEOT, pedais esportivos em alumínio e tapetes bordados.

O pacote tecnológico da série especial inclui ainda o i-Cockpit 3D, com um cluster 3D em que as informações principais são projetadas em uma terceira camada, como se flutuassem diante dos olhos do motorista. A mágica acontece por meio da interação de duas telas e foi desenvolvida para oferecer conforto visual em qualquer condição de luminosidade.

O interior escurecido conta com costuras na cor azul, combinadas a proposta tecnológica e moderna do PEUGEOT 208 STYLE TURBO. É o típico ambiente que fica bem na foto, principalmente se o passageiro recolher o forro do teto panorâmico para aumentar a entrada de luz na cabine. E não é preciso se preocupar com a bateria do smartphone após as selfies, basta utilizar o carregador por indução para fazer a recarga sem precisar de fios.

O portfólio do PEUGEOT 208 na linha 2024, se completa com o GRIFFE TURBO. A versão topo de gama conta com todos os itens da versão ALLURE com o pacote opcional EXCELLENCE e adição de itens como 6 airbags, sensor de chuva e luminosidade, visiopark 180°, i-Cockpit 3D, ponteira cromada e PEUGEOT DRIVER ASSIST, que consiste em auxílios a condução com: alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga, alerta e correção de permanência em faixa.

Um dos diferenciais tecnológicos presente no modelo é o Visiopark 180°. Trata-se de um sistema que aumenta a segurança e a praticidade na hora de entrar e sair de vagas. Ao engatar a ré, a tela da central multimídia exibe a imagem do carro e de seu entorno, como se houvesse um drone filmando a manobra.

A sensação de bem-estar a bordo é garantida também pelo ar-condicionado de maior capacidade, algo possível pela adoção de um compressor mais potente. A força do motor turbo permite o upgrade sem comprometer o consumo e o desempenho.

Tudo isso é embalado por um desenho que supera as expectativas tanto em forma como em função e que garantiu ao PEUGEOT 208 o primeiro lugar no tradicional concurso internacional Car Design Awards.

“Com o 208, a PEUGEOT demonstrou que o design poderia desempenhar um papel crucial na transformação de um carro pequeno em um carro de luxo”, disseram os jurados ao conceder o prêmio, logo após o lançamento do carro na Europa, em 2019.

Além das três versões com motor TURBO 200, há também as versões equipadas com os motores 1.0 flex aspirado – a melhor relação custo-benefício do segmento – e 1.6 flex. É a família mais completa entre os hatches, com opções para todos os gostos.

PEUGEOT CONFIANCE

Buscando cada vez mais estar ao lado se seus clientes não só na hora da compra, a PEUGEOT buscou oferecer uma experiência positiva e exclusiva com o lançamento do programa PEUGEOT CONFIANCE, que oferece serviços e benefícios focados no que o cliente valoriza.

A nova plataforma PEUGEOT CONFIANCE sintetiza a qualidade, respeito e transparência com previsibilidade ao consumidor e chega para se destacar entre todos os planos de assistência ao cliente disponíveis no mercado de automóveis no país, com atendimento humanizado via WhatsApp, 3 anos de garantia e três revisões – 10 mil, 20 mil e 30 mil km ou 36 meses – pelo preço de uma.

Entre todos os benefícios inclusos, vale também destacar os serviços de assistência 24h com veículo reserva, hospedagem, reboque gratuito e outros benefícios que só uma marca premium oferece.
PEUGEOT CONFIANCE é válido para todos os veículos da gama PEUGEOT, inclusive utilitários e elétricos.

LINHA PEUGEOT 208 MY24

Motor 1.0 Firefly com 75 cv
Câmbio manual de 5 velocidades
i-Cockpit
4 airbags
Alavanca do câmbio com aplique em black piano
Ar-condicionado digital
Direção com assistência elétrica
Vidros elétricos nas portas dianteiras
Volante Sport Drive
Sistema de som com tela digital de 5”
Controles de tração e de estabilidade
DRL (luz diurna) integrada aos faróis
Rodas de 15 polegadas de aço com calotas

OPCIONAL PACK TECH – R$ 4.000
Central Multimídia PEUGEOT Connect 10,3” com conexão wireless (Android Auto
e Apple CarPlay)
DRL em LED
Retrovisores externos com comandos elétricos
Vidros elétricos nas quatro portas
Comandos de som no volante Sport Drive
Dois alto-falantes traseiros (que se somam aos dois frontais) e dois tweeters
Duas entradas USB – com destaque para a adição da entrada tipo C além da A

LIKE com PACK TECH +
Rodas de liga-leve de aro 16”
Grade dianteira em Dark Chrome
Faróis Full LED e DRL em LED
Maçanetas das portas na cor da carroceria
Retrovisores e faixa traseira em preto brilhante
Teto panorâmico
Interior escurecido
Soleira PEUGEOT
Aerofólio esportivo em Black Piano
Carregador de smartphone por indução (wireless charger)
Visiopark 180º (sensor de estacionamento + câmera traseira 180°)

LIKE com PACK TECH +
Motor 1.6 com 120 cv
Câmbio automático de 6 marchas
Piloto automático e Limitador de velocidade
Modo de condução ECO/SPORT
Sensor de ré e câmera traseira
Rodas de liga leve de 16 polegadas

ACTIVE +
i-Cockpit 3D
Teto panorâmico
Faróis Full LED e DRL em LED
Visiopark 180°
Adesivos e badge ROADTRIP
Aerofólio esportivo em Black Piano
Rodas Kanobi aro 16” com acabamento Black Diamond
Interior Escurecido
Bancos em couro, tecido e alcantara
Volante Sport Drive revestido em couro
Tapete com bordado ROADTRIP

ACTIVE +
Motor Turbo 200 com 130 cv de potência
Câmbio automático tipo CVT com sete marchas (simuladas)
Badge Turbo 200
Modo Drive SPORT
Rodas de liga-leve diamantadas de 16″ Kanobi Maçaneta externa na cor do veículo
Grade cromada
Capa de retrovisor em preto brilhante
4 alto-falantes e 2 Tweeters
Entradas USB-A e USB-C no console central

PACOTE OPCIONAL EXCELLENCE – R$ 5.000
Teto panorâmico
Bancos em couro
Volante em couro
Painel de porta em couro
Apoio de braço para o motorista em couro
PEUGEOT Entry n’ Go
Wireless Charger
Iluminação interior traseira

ALLURE com PACOTE EXCELLENCE +
Rodas de liga-leve diamantadas de 17″ Bronx
Faróis Full LED
Visiopark 180º
Ponteira Cromada
DRL em LED
i-Cockpit 3D
Interior escurecido
Pedais esportivos em alumínio
Bancos em tecido, couro e alcantara bordados em azul
Painel de porta em couro e bordado em azul
Teto panorâmico
Wireless Charger
Volante Sport Drive em couro com comandos de som

ALLURE com PACOTE EXCELLENCE +
Faróis Full LED
6 airbags
i-Cockpit 3D
Visiopark 180º
Sensor de chuva e luminosidade
Ponteira Cromada
PEUGEOT Driver Assist:
Alerta de colisão
Frenagem de emergência automática
Auxílio de Farol Alto
Reconhecimento automático de sinalização de velocidade
Detector de Fadiga
Alerta e correção de permanência em faixa

AEROPARTS
spoiler dianteiro
spoiler traseiro
saia lateral

EXCLUSIVIDADES
ponteira esportiva
luz interna branca
ambiente light
projetor de logo

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Picape BYD Shark híbrida com 437 cv chega por R$ 379.800: Veja o teste Novo Citröen Basalt: Já testamos o SUV mais barato do Brasil Citröen Basalt chega a partir de R$ 89.990 e é o SUV mais barato do Brasil Stellantis inicia a produção do Novo SUV Coupe Citroën Basalt no Polo Automotivo de Porto Real