Novo arcebispo de Maceió fala em continuar legado de igreja 'samaritana, orante e missionária'

Publicado em 04/04/2024, às 12h08
Dom Beto conversou com jornalistas nesta quinta-feira (04) | Foto: Cortesia ao TNH1/Alan Garcia -

Eberth Lins

O novo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Beto Breis, convocou entrevista coletiva com a imprensa nesta quinta-feira (04) e falou sobre os planos para Arquidiocese, que além da capital agrega paróquias de outros 36 municípios. 

LEIA TAMBÉM

Dom Beto, como gosta de ser chamado, está em Alagoas desde o final de 2023 e, até então, atuava como arcebispo coadjutor ao lado de Dom Antônio Muniz, que renunciou ao cargo aos 71 anos por motivos de saúde. O anúncio da renúncia, seguido da escolha do sucessor, foi feito nessa quarta-feira (03) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pegou a comunidade católica alagoana de surpresa.

"Como vocês sabem, estou nesse chão de Alagoas desde o finalzinho ano passado. Foram meses intensos de celebrações, me encontrei com padres e visitei grande parte das paróquias da nossa extensa arquidiocese", disse.

Para o religioso, são muito positivas as impressões que teve nos meses de vivência com a comunidade católica alagoana ao longo dos meses. "A gente percebe uma igreja muito viva, dinâmica, Uma fé viva de entusiasmo".

Como arcebispo coadjutor, coube a Dom Beto o direito à sucessão após renúncia de Dom Antônio Muniz. "Assumo com muita alegria e disponibilidade para servir, partindo do princípio de caminhar junto. O bispo quando completa 75 anos escreve uma carta ao santo padre, o papa, para renunciar. Dom Antônio não tem 75 anos, mas está com problemas de saúde, que exigem mais cuidado e um ritmo menos intenso de trabalho", explicou Dom Beto.

Com a renúncia, Dom Antônio torna-se arcebispo emérito de Maceió. "Agora ele segue nos auxiliando sem o peso que é da responsabilidade e das preocupações", brinca Dom Beto sobre a extensa agenda de trabalho na Arquidiocese.

O novo arcebispo não descartou mudanças nas administrações das paróquias. "Com certeza no decorrer do tempo, haverá necessidades de mudanças e transferências, mas por hora não tem nada previsto", disse, acrescentando que vai trabalhar para continuar o legado de uma igreja  samaritana, orante e missionária.

Para celebrar o novo momento, uma missa será realizada no próximo dia 20, às 9h, na Arquidiocese de Maceió, situada no centro da cidade. "Aproveito para fazer o convite a celebração que marca o início, venham celebrar conosco e rezar por esse início de ministério", convidou a autoridade religiosa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Alagoas dá Sorte: veja os resultados no sorteio deste domingo (29) Mãe faz apelo para localizar filho com depressão que desapareceu em Maceió Confira horários de shoppings e Centro nos dias 31 e 1º (de Janeiro) Departamento Estadual de Aviação realiza missão para transplante de fígado