Nove banhistas são atendidos após ficarem feridos por caravelas na Praia do Francês

Publicado em 14/05/2022, às 16h26
Arquivo TNH1 -

TNH1

Nove banhistas, sendo cinco adultos e quatro crianças, foram atendidos por guarda-vidas na tarde deste sábado, 14, após ficarem feridos por ataque de caravelas no mar da Praia do Francês, em Marechal Deodoro, município da Grande Maceió.

LEIA TAMBÉM

A primeira informação sobre vítimas dos animais foi divulgada pelo relatório de ocorrências em tempo real do Corpo de Bombeiros, às 13h06. Sete banhistas receberam atendimento ainda na areia da praia e não apresentaram quadro grave, sendo assim, não precisaram ser encaminhados a hospital.

As vítimas foram um homem de 36 anos, e outros dois de 18 anos, além das quatro crianças, um menino de 9 anos e três meninas, uma com 11, outra com 10, e a mais nova, com 3 anos.

Aproximadamente duas horas depois, mais duas pessoas foram atendidas, conforme registrado no sistema da corporação. Dois homens, sendo um de 47 e outro de 22 anos, foram observados pela equipe e depois liberados. 

O ataque de água viva na região é comum em períodos com mudanças do clima. A vinda delas, em grande quantidade, para a praia pode ser causada por ventos fortes. As caravelas são animais marinhos de corpo gelatinoso, de cor roxo-azulada, semelhante a uma bexiga, vísivel acima da linha da água. 

O que fazer se sofrer queimadura? A orientação dos bombeiros para os banhistas é ter atenção no momento em que caminhar na água rasa ou mergulhar mais ao fundo. Se a caravela for vista na areia da praia, as pessoas também devem manter distanciamento, já que o animal ainda pode queimar o corpo num período de um dia fora do mar.

De acordo com a dermatologista Aleksana Viana, do site Tua Saúde, os sintomas de uma queimadura de água viva são dor forte e sensação de queimadura no local, além de vermelhidão intensa na pele no local que estiveram em contato com os tentáculos. Caso essa dor seja muito intensa, deve-se ir para a unidade de saúde mais próxima.

No entanto, nem todos os casos necessitam de assistência médica. A maior parte das pessoas que sofrem este tipo de queimaduras, se as tratar corretamente, pode nem necessitar de ir ao hospital.

Quando ir ao hospital - No caso de a dor durar mais de 1 dia ou surgirem outros sintomas como vômitos, náuseas, câimbras musculares, dificuldade para respirar ou sensação de bola na garganta é recomendado ir imediatamente ao hospital para avaliar a necessidade de fazer o tratamento com antídoto ou antibióticos, por exemplo.

Como cuidar da queimadura - O mais importante nos dias após a queimadura da água viva é aplicar compressas geladas na região para aliviar a dor e a inflamação, porém, caso surjam pequenas feridas na pele, deve-se também lavar o local 2 a 3 vezes por dia com água e sabão de pH neutro, cobrindo com uma ligadura ou compressas esterilizadas. 

No caso de as feridas demorarem para cicatrizar, pode ser necessário consultar um clínico geral ou dermatologista para iniciar o uso de uma pomada antibiótica, como Nebacetin, Esperson ou Dermazine, por exemplo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defensoria Pública cobra explicações e providências sobre interrupção no abastecimento de água MPT vai investigar acidente com trator que matou trabalhador em Rio Largo Sem água há mais de 30 dias, homem protesta lavando roupa em sede de concessionária Vídeo: teto de escola municipal desaba no interior de Alagoas