Novas imagens mostram fissuras e avanço da lagoa sobre a mina 18, no Mutange

Publicado em 01/12/2023, às 18h21
TV Pajuçara -

TNH1

Horas após a repercussão das imagens aéreas que registraram fissuras sobre a superfície da mina 18, da Braskem, no Mutange, serem divulgadas pelo prefeito de Maceió, JHC, o TNH1 obteve com exclusividade o vídeo que flagra detalhadamente as rachaduras no local, além do avanço da Lagoa Mundaú sobre a superfície da mina. A diferença do registro entre os dois vídeos é de aproximadamente 4h. 

LEIA TAMBÉM

A imagem do sobrevoo que revelou as fissuras foi feita por volta das 12h30 desta sexta-feira, 1º. Já o drone da TV Pajuçara capturou novos detalhes da superfície às 16h30.  

O risco de afundamento da mina nº 18 colocou a cidade em estado de emergência pelos próximos 180 dias. O Governo Federal, por meio do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reconheceu, nesta tarde, o estado de emergência decretado pela Prefeitura de Maceió. O documento deverá ser publicado ainda hoje no Diário Oficial da União. 

Em nota encaminhada à imprensa pela manhã, a mineradora Braskem atualizou a situação e informou que há dois cenários para a "acomodação de solo" na mina 18, causada pela extração de sal-gema. Conforme a empresa, o afundamento pode se desenvolver de duas maneiras: um cenário é o de acomodação gradual até a estabilização; o segundo é o de uma possível acomodação abrupta, isto é, um colapso.

A empresa também afirmou que a extração de sal-gema foi encerrada em 2019 e que o trabalho de preenchimento das cavernas segue o prazo pactuado com as instituições de fiscalização.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mãe denuncia negligência médica em morte de bebê de 1 ano na UPA do Benedito Bentes Totem “Eu Amo Maceió” na Jatiúca é vandalizado e tem pedras furtadas Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió