Nova onda de calor no país vai afetar temperaturas em Alagoas? Meteorologista explica

Publicado em 19/08/2024, às 14h49
Theo Chaves/TNH1 -

João Victor Souza

Os brasileiros vão encarar uma nova onda de calor nos próximos dias. É o que prevê a Climatempo, que informou ainda a possibilidade de o país ter temperaturas recordes neste período de tempo seco. Mas e Alagoas, como vai ser o cenário? O TNH1 entrevistou um meteorologista para  saber sobre o que Alagoas pode enfrentar devido à consolidação da massa de ar quente em grande parte do país. A medida dos termômetros deve aumentar no estado, no entanto, será de forma gradativa.

LEIA TAMBÉM

Para o meteorologista Henrique Mendonça, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), os alagoanos devem conviver com médias de temperaturas máximas de 30 graus, com predominância dessas temperaturas em Maceió e em regiões próximas, como o Litoral.

Ainda segundo Mendonça, o Sertão é a região que deve ter mais registro de calor nos próximos dias, o que é comum, mas com máxima de 33º, ou seja, abaixo dos 40º, temperatura esperada em algumas cidades do país.

"A alta pressão no oceano faz a temperatura aumentar de forma gradual no estado, mas tudo dentro da normalidade. A máxima na capital, nas regiões próximas de Maceió, e no Litoral, deve ser de 30 graus nos próximos dias. Já no Sertão, deve ser até 33 graus. Então ainda é abaixo da estação verão, quando essas regiões registram uma temperatura maior, chegando até os 40 graus".

Mendonça afirmou que a primeira quinzena de agosto marcou o fim da quadra chuvosa e o início do período de tempo seco no estado. A partir de outubro, Alagoas deve registrar temperaturas mais altas.

"Nesse mês tivemos o encerramento do período chuvoso, e a previsão segue sem chuvas significativas. Hoje, por exemplo, choveu em algumas regiões, mas isso é típico do período de transição", ressaltou.

Veja capitais com previsão de recordes de calor

Cuiabá: a previsão é de 42 ºC na terça-feira (20). As temperaturas devem se manter altas até o fim do mês, mas com variação térmica brusca em um único dia: mínima de 20 ºC e máxima de 43°C no dia 28.

Teresina: a expectativa é que a temperatura chegue aos 38 ºC na quarta-feira (21), passando o recorde anterior de 37,4 °C, registrado em 5 de fevereiro.

Campo Grande: na terça-feira (20), a previsão é de 38 ºC, com sol e algumas nuvens. Neste dia, a mínima prevista é de 25 ºC.

Goiânia: os termômetros vão marcar 37 ºC até quinta-feira (22) e subir para 38 ºC no dia seguinte.

Rio Branco: a temperatura vai subir ao longo da semana e atingir o pico de 43 ºC no sábado (24).

Porto Velho: a Climatempo também prevê recorde de temperatura para a capital de Rondônia, com as temperaturas subindo gradativamente de 37 ºC nesta segunda-feira (19) para 45 ºC no domingo (25).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Aposentados da Alagoas Previdência farão Prova de Vida Digital a partir de janeiro Bombeiros foram acionados para resgatar quatro pessoas em elevador Detran orienta sobre reabertura de processos de CNH com prazo a expirar em 31 de dezembro Ao lado do ministro Jader Filho, Paulo Dantas entrega Cisp e 250 casas em Santana do Ipanema