Nova Ford Ranger 2024 já está sendo vendida no Brasil: veja vídeo

Publicado em 28/08/2023, às 07h49 - Atualizado em 30/08/2023, às 17h46
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Edson Moura

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A Ford iniciou de forma online a venda da Nova Ranger, picape que chega com um conteúdo inédito para redefinir os padrões da categoria. A nova geração do modelo dá um salto na qualidade, no desempenho, na capacidade, no design, na segurança, no conforto, na dirigibilidade, na tecnologia e na conectividade, transformando também o modo como o consumidor se relaciona com o veículo e com a marca.

O Pajuçara Auto já testou o modelo em Maceió, veja:

A Nova Ranger 2024 é oferecida inicialmente nas versões de topo XLT e Limited, equipadas com motor diesel V6 3.0 e transmissão automática de 10

velocidades, pelos preços de R$ 289.990 e R$ 319.990, respectivamente. Até o dia 26 de junho, as vendas estarão disponíveis exclusivamente para clientes da Ford, como forma de valorização da fidelidade, e a partir dessa data também para futuros clientes, na plataforma de e-commerce da Ford, no www.ford.com.br. O prazo de entrega do veículo é de 30 a 60 dias.

Itens exclusivos

A Ranger 2024 é construída sobre uma nova plataforma, com chassi maior e mais robusto. A carroceria de perfil musculoso, com frente imponente e faróis de LED em formato de C, segue o estilo icônico da família de picapes da Ford.

O interior traz um acabamento refinado e superior na categoria, com bancos de couro e ergonomia exemplar. Ela é a única a oferecer painel de instrumentos configurável com tela LCD de 8” ou 12,4”, multimídia de 10” ou 12” com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e carregador por indução.

Seu novo motor diesel V6 3.0 tem o maior torque da categoria (600 Nm), acoplado a uma avançada transmissão automática de 10 velocidades, a mesma que equipa a F-150 e o Mustang. O sistema start-stop contribui para aumentar a eficiência.

A picape oferece um conjunto de tecnologias inédito na categoria, com: piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras 360°.

A Nova Ranger também é a primeira capaz de receber atualizações à distância (tecnologia OTA – “Over the Air”) para o aprimoramento contínuo de sistemas do veículo. Esse avanço vem da sua nova arquitetura elétrica totalmente conectada, com 36 módulos que trocam informação de forma integrada.

Outras inovações exclusivas na categoria são o sistema de tração 4WD com distribuição de torque sob demanda, a suspensão com amortecedores traseiros externos à longarina e curso ampliado, a direção elétrica ativa, o câmbio eletrônico E-shifter, o farol alto automático, o freio de estacionamento eletrônico e os modos de condução inteligentes.

Os freios também foram aprimorados, com discos ventilados nas quatro rodas, e a capacidade de reboque é de 3.100 kg, com estrutura e kit de preparação elétrica já incluídos. O ângulo de ataque ampliado para 30º contribui para um desempenho off-road ainda melhor.

Foco no consumidor

Todo o desenvolvimento da Nova Ranger foi focado no consumidor, orientação que está presente também no pós-venda. Ela tem custo de revisões e peças menor que o das concorrentes e redefine o segmento não somente através do produto, mas também de uma série de experiências conectadas, personalizadas e convenientes, o Minhas Experiências Ford, que nenhum outro competidor da categoria oferece.

Com o aplicativo FordPass, o cliente pode localizar o veículo, dar partida e acionar o ar-condicionado, verificar o travamento das portas, o nível de combustível e até a pressão dos pneus remotamente, tudo isso na palma da mão. A conectividade permite também antecipar as necessidades dos clientes, inovando na prestação de serviços.

A Ford integrou todas as suas concessionárias com abrangência nacional no mesmo ecossistema e o cliente pode fazer agendamento online escolhendo data, horário e até o consultor de sua preferência, verificando os preços dos serviços com total transparência. Ele também tem a conveniência de usar o serviço de leva e traz do veículo gratuitamente, quando optar pelo agendamento via FordPass.

O Ranger Expert, serviço de concierge para tirar dúvidas, receber dicas e sugestões e extrair o máximo da picape, é outra experiência personalizada e exclusiva para o cliente da Nova Ranger, que tem ainda o Guia 360 com todo o conteúdo do produto explicado de forma fácil e acessível a qualquer momento.

A picape é disponível em sete cores: as perolizadas Laranja Jalapão, Azul Belize, Preto Gales e Cinza Moscou; a metálica Prata Geada: e as sólidas Branco Ártico e Vermelho Bari. A linha será completada, em breve, com as versões XL e XLS, equipadas com um novo motor 2.0 diesel de quatro cilindros e transmissão manual ou automática de seis velocidades, além de outras novidades que serão anunciadas no seu lançamento.

Nova Ranger XLT

A Nova Ranger versão XLT é uma picape topo de linha requintada e completa, que oferece desempenho, tecnologia e conteúdo superior às concorrentes da mesma faixa com a vantagem adicional de melhor preço: R$ 289.990.

Ela é equipada com motor diesel V6 3.0, transmissão automática de 10 velocidades, tração 4WD, freio a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico, câmbio eletrônico E-Shifter, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres e sete airbags.

Externamente, vem com rodas de liga leve de 17”, pneus 255/70 AT, faróis de LED com alto automático, faróis de neblina em LED, estribo plataforma e retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico. A caçamba é equipada com trava elétrica e iluminação.

Na cabine, além de painel de instrumentos digital com tela de 8” e central multimídia SYNC 4 com tela touch de 10” e comandos de voz, tem bancos de couro com ajuste elétrico em oito posições para o motorista, volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade e espelho retrovisor eletrocrômico.

Ela traz ainda reconhecimento de sinais de trânsito, sensor de chuva, controle automático em descidas, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e quatro modos de condução (Normal, Eco, Escorregadio, Rebocar/Transportar), além de controle de estabilidade e outros equipamentos já oferecidos na geração anterior.

Nova Ranger Limited

A Nova Ranger Limited tem o mesmo conjunto mecânico da versão XLT, com itens adicionais de estilo e conveniência que aumentam ainda mais a sofisticação da picape. E, da mesma forma, se destaca da competição pela oferta superior de conteúdo e preço, cotada em R$ 319.990.

Ela se diferencia visualmente pelo santantônio estilizado e molduras dos para-lamas na cor do veículo, rodas de liga leve de 18” com pneus 255/65 AT, bagageiro de teto, lanternas traseiras de LED e protetor de caçamba.

Na cabine, além de central multimídia com tela vertical de 12”, vem com ar-condicionado dual-zone, descansa-braço traseiro e chave com sensor de presença e partida sem chave. Traz também navegador off-road, dois modos adicionais de condução (Lama/Terra e Areia) e monitoramento de pressão dos pneus.

Para quem deseja ir um degrau além na exclusividade, a Ranger Limited dispõe ainda de um kit opcional que acrescenta painel de instrumentos digital de 12,4”, rodas de liga leve de 20”, pneus 265/55 All Season e as tecnologias de assistência mais avançadas do mercado.

Por R$ 20.000, esse pacote inclui também: piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras 360°.

A Nova Ranger é o veículo mais global já produzido pela Ford, para venda em mais de 180 mercados. O seu projeto foi feito de forma conjunta pelos centros globais de desenvolvimento da Ford, com a participação ativa da engenharia brasileira. Desde o início, a qualidade foi estabelecida como foco central para ser um diferencial competitivo do produto.

O programa de validação da nova picape foi o mais extenso já realizado em ambiente real na América do Sul. Ele incluiu mais de 1,2 milhão de km, passando por locais extremos desde a Floresta Amazônica até a Patagônia, na Argentina, para garantir máximo desempenho e durabilidade.

O seu padrão inédito de qualidade é resultado, também, do investimento feito na fábrica de Pacheco, na Argentina, que produz a linha para os mercados da América do Sul. A planta passou pela maior transformação da sua história e adotou conceitos de manufatura 4.0, usados nas fábricas mais modernas do mundo. Conectada e digitalizada, ela conta com robôs inteligentes, mais de 1.000 sensores e câmeras e inteligência artificial para controlar todos os processos em tempo real e entregar o melhor produto da categoria.

O projeto da nova picape foi feito de forma conjunta pelos centros globais de desenvolvimento da Ford, com a participação ativa da engenharia brasileira. Ela passou pelo programa de validação mais extenso já realizado em ambiente real na região, que incluiu mais de 100.000 km por locais extremos, da Floresta Amazônica e Deserto do Jalapão até a Patagônia, na Argentina. Rodou também 1,1 milhão de km, com 245 unidades, no programa de validação dos fornecedores e manufatura local para garantir padrão máximo de qualidade.

O desempenho superior da picape começa pelo chassi, feito com novo desenho das longarinas e travessas, aço especial e reforços que aumentam em 30% a sua resistência a torções. A suspensão também é nova. Ela conta com feixes de molas longitudinais de quatro estágios na traseira e é a única com amortecedores externos à longarina, que permitem uma articulação de eixo 12% maior. A suspensão dianteira, independente, ganhou também um curso 15 mm maior.

Novos motores e transmissões

O novo motor 3.0 V6 Diesel tem o maior torque da categoria, de 600 Nm (@ 1.750-2.250 rpm), e potência de 250 cv (@ 3.250 rpm), combinando força e eficiência. Ele é construído com bloco de ferro grafite compactado, 75% mais rígido que o tradicional, cabeçotes de alumínio para redução do peso e conta com bicos injetores de alta pressão que contribuem para entregar uma progressão linear.

Com um consumo combinado de 8,7 km/l (7,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada), surpreende também pelo baixo nível de ruído e já vem preparado para atender o programa de emissões PL7 e validado para o uso de biodiesel B20.

Ele vem acoplado a uma nova transmissão automática de 10 velocidades, também usada no Mustang e na F-150, com conversor de torque e inovações que geraram mais de 20 patentes para a Ford. Desenvolvida do zero, ela usa algoritmos de troca adaptativa em tempo real para proporcionar um funcionamento suave e eficiente, incluindo os recursos “skip-shift” e “direct downshift”.

“O primeiro protótipo da Nova Ranger foi criado em 2018 e desde então ela vem sendo aprimorada. Desde o início, a sua proposta foi trazer a picape com o maior torque e o melhor desempenho da categoria”, completa Gilmar de Paula.

A linha traz também um novo motor 2.0 Diesel de quatro cilindros, versátil e econômico, com 170 cv e torque de 405 Nm (@1.750-2.500 rpm). Oferecido nas versões XL e XLS, ele impressiona pela elasticidade, durabilidade e baixo nível de ruído, com a opção de duas novas transmissões de seis velocidades, manual ou automática. Ambas são dotadas de avanços que garantem a maior densidade de torque do segmento, com trocas de marcha aprimoradas.

Versatilidade todo-terreno

O sistema de tração 4WD da Nova Ranger é uma exclusividade que amplia a versatilidade do veículo para rodar em qualquer terreno. Além das opções 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida convencionais, ele possui o modo 4WD que distribui a tração entre os eixos sob demanda. Sua caixa de transferência eletrônica pode ser acionada tanto pelo botão físico como pela tela do navegador off-road.

Ela também é a única do segmento equipada com modos de condução inteligentes, que ajustam o veículo automaticamente para cada situação de uso. A versão XLT dispõe de quatro modos (Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar) e a Limited acrescenta mais duas (Lama/Terra e Areia).

A direção elétrica ativa oferece assistência progressiva e tem um diâmetro de giro de 12,8 m que facilita as manobras e passa muita confiança, seja com o veículo vazio ou carregado. Seu sistema de freios também foi redimensionado, com discos ventilados na dianteira e na traseira.

Os seus recursos off-road incluem diferencial traseiro blocante, ganchos de reboque e protetores de aço sob a direção, tanque, cárter e transmissão, com ângulo de ataque de 30º, ângulo de saída de 26º, altura livre do solo de 235 mm e capacidade de imersão de 800 mm.

Outros itens exclusivos da picape são a tela de navegação off-road e o sistema de câmeras 360º. A tela off-road funciona com apoio de uma câmera dianteira e exibe informações como inclinação lateral e travamento do diferencial, além de guias para facilitar a direção em terrenos irregulares. As câmeras 360º, incluídas no kit opcional da versão Limited, auxiliam o motorista em diferentes situações, com imagens de alta resolução do entorno do veículo.

A Nova Ranger vem com kit de preparação de reboque com tomada elétrica de 12 pinos e é a única a oferecer recursos inteligentes como controle de oscilação de reboque, assistente de ponto cego com cobertura para trailer, modo de condução específico e um engate com capacidade de 3,1 toneladas como acessório de fábrica.

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