GZH
Conhecido por especialistas como o segundo cérebro, o intestino conta com cerca de 500 milhões das mesmíssimas células que constituem a mente. Esses “neurônios intestinais” chamam a atenção pela sua farta produção de serotonina – molécula que nos leva ao estado de bem-estar – sendo 90% dela fabricada ali. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, é por isso que, diante de uma situação de estresse, podemos sentir frio na barriga ou vontade de ir ao banheiro.
LEIA TAMBÉM
Para abastecer essa produção, a escolha dos alimentos é muito importante. De acordo com os especialistas, o tipo de dieta pode afetar a predisposição a várias doenças, além de influenciar até o comportamento e as emoções.
Mas ter uma dieta saudável não precisa ser um sacrifício. Com as dicas corretas, é possível se alimentar de forma nutritiva, variada e muito gostosa. E, de acordo com os especialistas, um bom aliado nessa missão pode ser o iogurte.
– Eu gosto muito de colocar nas dietas pelo simples fato de ser um superalimento, rico em proteínas, cálcio e probióticos. Faz bem para a saúde em geral, começando pela intestinal, que é muito importante mantermos em dia – conta a nutricionista Maristela Resch, mestre em endocrinologia.
Com uma grande variedade de tipos, propriedades, sabores e combinações, o alimento tornou-se tão importante e presente na rotina das famílias que ganhou uma data exclusiva. Em 17 de maio comemora-se o Dia Mundial do Iogurte. Para ficar por dentro de todos os benefícios desse alimento e conferir algumas dicas da especialista sobre o assunto, cheque essas cinco sugestões:
Opções variadas
Dos mais tradicionais, com sabor, aos específicos para quem tem uma dieta controlada ou uma rotina de exercícios – passando pelos naturais, que são coringas – a variedade é imensa.
Se a ideia for emagrecer, a pedida é o iogurte natural e desnatado. Segundo a nutricionista, ele também é indicado para quem tem diabetes, já que este grupo de pessoas está mais propenso a desenvolver doenças cardiovasculares, e o iogurte integral envolve mais colesteróis e triglicerídeos. Outra opção é consumir os que são zero-açúcar.
O grupo de iogurtes enriquecidos conta com alternativas mais proteicas e são voltados a quem pratica esportes com regularidade. São indicados para lanche pós-treino ou mesmo em uma dieta de emagrecimento, pois causam mais saciedade e, como as moléculas são maiores, exigem mais gasto de energia para serem quebradas.
Intolerantes à lactose não ficam de fora! A condição pode ser contornada com as opções de iogurte zero lactose. Maristela explica que, na verdade, o ser humano vai reduzindo a capacidade de digerir esse carboidrato conforme a idade avança, por isso é comum que seja identificado em pessoas mais idosas.
Com frutas
Segundo a nutricionista, quem procura sabores suaves deve buscar fazer a base das suas receitas com iogurte natural, sem sabor, que será agregado pelos demais ingredientes.
– Qualquer fruta pode ser usada, já que elas são ricas em fibras que se aliam aos probióticos para ajudar na função intestinal. Os destaques ficam por conta do mamão, banana e abacaxi – sugere.
Já as frutas vermelhas, como o morango, a framboesa, a cereja e a amora, por exemplo, podem ser acrescentadas em pequenas porções ao seu iogurte ou batidas no liquidificador antes do consumo. Esses alimentos são conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce das células, melhorando o funcionamento intestinal, reduzindo os níveis de colesterol e combatendo possíveis doenças cardiovasculares.
Além disso, por serem boas fontes de vitamina C, substância associada ao bem-estar do nosso sistema imunológico, essas frutas auxiliam na defesa do corpo em casos de gripes e resfriados.
As frutas alimentam, dão saciedade e emprestam cor e sabor aos pratos. E já que aguçar vários sentidos faz parte da degustação, não esqueça de passar na sessão de hortifrúti no Rissul para levar alimentos frescos e saudáveis.
Mais aliados
Além das frutas, há outros alimentos que compõem bem o lanche saudável e nutritivo. As castanhas têm a chamada gordura boa e são ricas em ômega 3, além de promoverem a saciedade. Mas vale ressaltar que elas devem ser consumidas com moderação.
A geleia diet também é uma aliada interessante. Ela pode emprestar bastante sabor ao iogurte natural sem adicionar açúcar, para quem é diabético. Maristela garante que testa todas essas dicas e funciona mesmo: o iogurte natural, que é azedinho, fica doce e saboroso com a geleia.
Já para a melhora da função intestinal ou emagrecimento, a dica complementar é o farelo de aveia, muito rico em fibras. Caso não tenha o farelo, pode ser em flocos – grossos ou finos – já que a aveia, em si, já é um grande alimento.
Potinho de sabores
A profissional compartilhou uma de suas receitas, intitulada Potinho de Sabores da Nutri Maristela. Confira:
Misture tudo em um recipiente e está pronto.
No dia a dia
O iogurte também funciona como ingrediente em diversas outras receitas. Em saladas, pode substituir a maionese ou outros tipos de molhos. O iogurte natural desnatado, por exemplo, pode ser temperado com azeite e outras iguarias.
O alimento também pode ser utilizado no lugar do requeijão ou do creme de leite, em pratos como estrogonofe, fricassê e purê de batatas. O sabor é mais azedinho em função dos probióticos, mas a nutricionista garante que vale experimentar antes de pensar em amenizar com outro ingrediente, já que fica bem saboroso.
Por fim, ela lembra que é sempre importante contar com orientação de um profissional – inclusive para não cortar nenhum tipo de alimento, sem haver necessidade.
LEIA MAIS