Nide Lins lança terceira edição do 'Guia da Gastronomia Popular Alagoana': "Resgatando algumas tradições"

Publicado em 21/02/2022, às 18h06
A jornalista Nide Lins lançou nesta segunda-feira a terceira edição do Guia de Gastronomia Popular Alagoana | Paulo Victor Malta / TNH1 -

Paulo Victor Malta

Com diversos exemplares reservados, fila para autógrafo e, claro, comidas e bebidas disponíveis aos convidados, a jornalista e blogueira do Portal TNH1, Nide Lins, lançou nesta segunda-feira, 21, a terceira edição do “Guia da Gastronomia Popular Alagoana”, em evento na sede do Arquivo Público de Alagoas, localizado no tradicional bairro de Jaraguá, em Maceió. 

LEIA TAMBÉM

Recepcionando o público desde às 15h, Nide falou com o TNH1 enquanto se dividia entre os autógrafos e os registros fotográficos. "Esse novo guia traz 100 dicas de Alagoas. São várias cidades, e com dicas inéditas, por exemplo, de pessoas que não têm lugares fixos, que você só vai encontrar telefonando. Isso é muito bom", diz Nide Lins.

Ela conta que, nesta edição do guia, buscou resgatar algumas tradições que podem estar com os dias contados em Alagoas, como o doce de jaca cristalizado. "É o doce de tulipa, que só duas mulheres fazem, em Porto de Pedras. Uma tradição de um doce maravilhoso e só conheço elas duas. Você faz o mapeamento dessas tradições, dessa cozinha simples, tanto para as pessoas visitarem e conhecerem, como também para inspirar os futuros profissionais, mostrar que essa gastronomia faz parte de um legado", comentou a jornalista.


Foto: Paulo Victor Malta / TNH1

Ilustrado com belas imagens dos pratos destaques de cada um dos estabelecimentos, o guia compartilha a história dos locais e informa também endereços, perfis das redes sociais, horários de funcionamento e até o tipo de pagamento aceito pelas casas gastronômicas.  

"Você pensa: 'Ah, eu comi em lugar tal, a comida é maravilhosa. Onde é?'. O guia traz todas essas informações. Mais que informações, traz histórias dessas pessoas. Tem história do Boteco do Uruga, um ex-mendigo, quer dizer, tem um boteco, conseguiu fazer sucesso, cozinha bem. Tem história de gente muito batalhadora nesse universo da cozinha simples, pessoal que começou do nada. A Galega do Mungunzá, que vende na estrada de Paripueira, não tem ponto fixo. Ela para numa padaria e vende. Ela foi cortadora de cana. Tem muitos exemplos assim, pessoas que tinham outra profissão e encontraram na cozinha e nas tradições, não só o modo de viver, mas trazer felicidade para a gente que come", destacou Nide.


Foto: Paulo Victor Malta / TNH1

O apresentador Zeca Camargo assina o prefácio do livro, que sai pela pela Editora da Universidade Estadual de Alagoas (EdUneal). Ele já esteve em terras alagoanas em outras ocasiões, onde teve contato com o turismo e a gastronomia local.

"(Está feliz?) Demais! Ele está chegando daqui a pouco. Acho que ele conseguiu fazer uma leitura legal sobre o meu trabalho. É um trabalho de mostrar onde estão esses lugares e, mais que isso, tentar que esses lugares não morram, que prossigam e inspirem. Inclusive os chefs, os novos cozinheiros, a seguirem esse caminho, que é o da cultura gastronômica. Ele reúne história, sabor. A mesa ainda é o lugar de encontro das pessoas, das famílias, dos amigos, da sofrência, da alegria, do casamento, da separação, do noivado, da partida de futebol. Reúne tudo isso em torno da comida", afirmou Nide Lins.


Foto: Paulo Victor Malta / TNH1

Paulo Victor Malta / TNH1
Paulo Victor Malta / TNH1
Paulo Victor Malta / TNH1
Paulo Victor Malta / TNH1
Paulo Victor Malta / TNH1
Paulo Victor Malta / TNH1
Paulo Victor Malta / TNH1
Paulo Victor Malta / TNH1
Paulo Victor Malta / TNH1
Paulo Victor Malta / TNH1
Paulo Victor Malta / TNH1
Paulo Victor Malta / TNH1
Paulo Victor Malta / TNH1
Paulo Victor Malta / TNH1
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Edital Aldir Blanc abre inscrições para financiamento de projetos culturais Ricardo Mota surpreende e lança novo álbum com 14 músicas inéditas Fernanda Torres não era 1ª opção de Salles para “Ainda Estou Aqui”; entenda “Caverna do Dragão” ganha episódio final; veja como assistir