Neste sábado (28), 10º Circuito Penedo de Cinema realiza penúltimo dia de programação

Publicado em 28/11/2020, às 12h30
Foto: Assessoria -

Assessoria

Hoje (28) é o penúltimo dia para participar das atividades desenvolvidas pela 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema no centro histórico da cidade ribeirinha. Às margens do Rio São Francisco, a Praça 12 de Abril é o núcleo de funcionamento do evento, amparado por um rígido protocolo sanitário que inclui distribuição de máscaras, disponibilização de álcool 70% e distanciamento social. Paralelamente, em âmbito virtual, o Circuito promove uma série de atrações tanto em seu site oficial como em seu canal no YouTube.

LEIA TAMBÉM

Pela manhã, o 10º Encontro de Cinema Alagoano inicia sua programação às 8h com as apresentações orais dos trabalhos acadêmicos selecionados pela comissão científica do evento, que ocorrem em formato on-line e podem ser conferidas pelo link da reunião: https://cutt.ly/xhgmtK4. Já presencialmente, entre 14h e 17h, na comunidade quilombola Tabuleiro dos Negros, há o encerramento da oficina A construção do roteiro cinematográfico, ministrada desde terça-feira (24) pelo roteirista alagoano Tairone Feitosa.

A partir de 16h, o 13º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo realiza o debate final entre os realizadores dos curtas-metragens selecionados, disponíveis para exibição no site do Circuito com votação aberta ao público. Mediado pelo doutor em Comunicação Ricardo Lessa, o debate acontece virtualmente, recebendo diretores dos filmes: Auto falo (Caio Dornelas); Cinema contemporâneo (Felipe André Silva); Ana Terra (direção coletiva); Egum (Yuri Costa); e Perifericu (Nay Mendi, Rosa Caldeira, Vita Pereira, Stheffany Fernanda).

Ainda em formato on-line, como ação derradeira do Encontro de Cinema Alagoano, o painel Film Commission, viabilizado pelo Sebrae, recebe Sara Rocha, da Paloma Cinematográfica; Carolinne Golfeto, da comissão fílmica de São Paulo; o secretário de turismo de Penedo, Pedro Soares; e o diretor técnico do Sebrae em Alagoas, Vinícius Lages. Os convidados discutem, em sala virtual do Zoom (https://cutt.ly/XhgESn6) aberta às 17h, a formação de um órgão que facilite a produção audiovisual local.

Mais tarde, às 19h, na Praça 12 de Abril, é dado início à noite do cinema alagoano, inaugurada com a projeção de curtas-metragens selecionados pela curadoria da Mostra Sururu, que ocorre em dezembro na cidade de Maceió. Logo em seguida, os diretores do longa alagoano Cavalo, Werner Salles e Rafhael Barbosa, participam de bate-papo sobre o filme repercutido nacionalmente, cuja exibição, às 21h, encerra o momento de celebração à obra audiovisual local e fica disponível também pelo site do Circuito.

Por último, a partir de 22h30, o público pode curtir as apresentações musicais comandadas pelas bandas penedenses Riso a Dois e Válvula Mitral. A seleção de atrações foi feita mediante edital que, baseado em medidas de segurança relacionadas ao cenário atual de pandemia, limitou a escolha de grupos com formação até três integrantes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Chantal Frazão lança No Lugar do Morto Fundação Cultural realiza apresentações de grupos afro na Feirinha da Pajuçara Alagoas é cenário de filme que contará a história da sanfona de oito baixos Associação Joana Gajuru apresenta espetáculo com entrada gratuita