Redação
Ele era assim: magro, desengonçado e não queria saber de ginástica. "Eu era só pele e osso", lembra o britânico Martyn Ford, de 33 anos, de Minworth, região central da Inglaterra. Mas esse cara mudou muito ao decidir malhar. Pegou gosto pelos exercícios. Em mais de uma década na academia, o cara virou outra pessoa. Hoje ele é personal trainer, tem uma academia e começou uma carreira no cinema.
Sim, esse é o cara que na adolescência era, como ele dizia, "nerd e esquelético". "Resolvi sair do sedentarismo, por diversão mesmo. Quando me dei conta, já estava forte", diz ele. Põe forte nisso. Martyn, que tem 2,02 m e pesa 145,5 kg, ganhou uma montanha de músculos.
Ele virou um verdadeiro monstro e continua malhando para manter a espantosa forma física. "Sou chamado de "monstro", "montanha", "fera", "besta" direto. Nem ligo mais", avisa. Para chamar atenção, como ele diz, decidiu também incluir no visual um emaranhado de tattoos, que cobrem quase todo o corpo saradíssimo. As fotos de sua incrível transformação começaram a bombar na internet.
Ford resolveu então postar e compartilhar fotos de seus treinos. Ele possui uma conta no Instagram que já relaciona mais de 75 mil seguidores. O tamanho do cara impressiona em qualquer imagem. "Adoro postar imagens da minha mudança. Não tenho vergonha de como eu era antes, não. É só para motivar as pessoas". diz ele.
"Não gostava de me ver assim no espelho, mas não tinha nada demais. Ok ser magro, com jeito de nerd. Mas não dava pra continuar sem fazer nenhum exercício físico, sem malhar, sem me movimentar", explica. Hoje ele é também dono de uma academia badalada, chamada Beta Bodz, em Minworth. Na rede social ele mostra, claro, o corpo bombado, de todos os ângulos e poses possíveis. Muitas das fotos são de ensaios que ele faz para revistas especializadas em fitness.
Revela a dieta que faz, com todos os alimentos que consome, inclusive depois dos treinos. Olha o tamanho do prato! E, pelo jeito, nem dirigindo ele para de comer, entre uma e outra sessão de exercícios. Ford também adora mostrar fotos da mulher e dos filhos. Mas não gosta de falar delas, nem dá detalhes da vida pessoal.
"Sou um cara bem família e romântico", garante. Ele prefere, além de mostrar as séries de treinos, dar uns conselhos ao melhor estilo auto-ajuda ("Foco é importante para elevar a autoestoima" ou sobre o condicionamento físico.
"O maior erro que os iniciantes cometem é treinar até não poder mais, e sem acompanhamento", costuma dizer. "É preciso parar um pouco de treinar. Entre uma sessão e outro, as pessoas que estão começando na academia levam em média de 24 a 48 horas para poderem se recuperar e voltar a malhar. É o período ideal de descanso", acondelha.
Ele não segue essa disciplina e treina até seis vezes por semana. Ford pesa 147 kg, de pura massa muscular.
Sem contar que trabalha também como personal trainer. "Sou atleta, prefiro treinar. Mas faço exibições para conhecer pessoas, trocar ideias", explica. Não fica só nisso: Ford vai virar astro de cinema. Será uma das estrelas do filme Boyka: Undisputed IV, que estreia em 2016. Ford vai interpretar um lutador no longa sobre artes marciais. O personagem dele no filme dá uma boa ideia do que ele vai interpretar: chama-se Pesadelo. "Não sei nada de cinema. Tô aprendendo tudo agora", admite.
Mas ele parece ter abusado. Bombas? Ele não admite, nem gosta de falar nisso. "Sou contra esteroides. Sou a favor apenas de exercícios e dieta saudável", reforça.
"A chave para ganhar um corpão, além do condicionamento físico, é ter uma boa preparação mental", filosofa. "É bem melhor que usar estroides e suplementos"
LEIA MAIS