Embarcações devem evitar região da cabeceira de ponte na AL 101 Sul, alerta Defesa Civil

Publicado em 27/02/2025, às 13h35
Estrutura de contenção da cabeceira da ponte, que impede risco de erosão, está em risco, diz Defesa Civil - Reprodução / TV Pajuçara

Paulo Victor Malta e João Victor Souza

A Defesa Civil de Alagoas inspecionou, nesta quinta-feira (27), a estrutura da ponte Engenheiro Celso Araújo, que liga os povoados Barra Nova e Massagueira, em Marechal Deodoro, com o objetivo de avaliar riscos de ruptura e deslizamento. O órgão estadual destacou que não há possibilidade de desabamento, mas existe o dano na estrutura de contenção do aterro da cabeceira da ponte.

LEIA TAMBÉM

A Defesa Civil de Marechal Deodoro deve fazer o isolamento da área na parte inferior da ponte, para evitar o tráfego de embarcações e pescadores naquele local.

"Tomamos conhecimento ontem através das redes sociais, das embarcações que passaram por aqui e é visível a olho nu que existe um problema. Queria aproveitar para pedir ao pessoal que pesca e para as embarcações que passam aqui perto, por gentileza, evitem esse trajeto. Porque existe, sim, o risco de desabamento dessa contenção. Não é da ponte, é da contenção", disse Jânio Lopes, coordenador da Defesa Civil de Marechal Deodoro. 
Reprodução / TV Pajuçara

 

O Departamento de Estradas de Rodagem - DER - fez uma análise da estrutura e uma recuperação da estrutura de contenção da cabeceira deve ser iniciada no começo de março. 

"A princípio, a olho nu, não oferece risco. O que está ocasionando aqui é esse deslocamento do muro de contenção de cabeceira. Claro que tem que ser tratado. Estamos dando um prazo ao DER para que possa apresentar com seus engenheiros e com as responsabilidades técnicas, que apresentem em um prazo curto a avaliação da estrutura da ponte. O que é nítido é que houve esse afastamento da contenção de cabeceira, que é esse muro, que serve justamente para conter e evitar a erosão", explicou ao Fique Alerta o coronel Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil do Estado. 

"Solicitaremos um prazo breve de 48h para o DER se manifestar a respeito dessa questão da estrutura", completou Moisés Melo. 

O governador Paulo Dantas também falou sobre o assunto. "Nós já fizemos muitas obras iguais a essa, semelhantes. E vamos também resolver esse pequeno problema, que não é nada sério. O presidente do DER em Alagoas me apresentou uma planilha com 12 pontos para serem reinaugurados. Vamos ter a tranquilidade de estar trafegando pelas nossas pontes sem nenhum tipo de problema", garantiu o governador. 

O que diz o DER? - O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) se posicionou por meio de nota enviada no início da tarde desta quinta-feira, 27. 

"O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), através do seu Diretor-Presidente Iran Menezes e do diretor de Operações, Implantação, Restauração e Conservação Eduardo Reis, acompanhados de engenheiros do órgão, já esteve hoje na ponte que liga a Passageira à Barra Nova, na rodovia AL-101-Sul, em Marechal Deodoro, para fazer o levantamento das condições da ponte. O DER destaca que não há qualquer dano estrutural na ponte, que ela está em perfeito estado de conservação e que uma obra de restauração seja realizada na semana que vem na cabeceira da ponte, que apresentou deformação em um gabião".

Reprodução / TV Pajuçara

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MP pede investigação de guardas municipais após vídeo de agressão contra pai de jogador Oficina de Sabores no Balanço das Águas Após cinco anos, Paixão de Cristo volta a ser encenada em Junqueir Vídeo: pai de jogador de time alagoano é agredido por guardas municipais