“Não seremos irresponsáveis”, diz secretário sobre reajuste de servidores em greve

Publicado em 22/06/2017, às 11h54

Redação

O Secretário de Gestão de Maceió, Reinaldo Braga, afirmou, na manhã desta quinta-feira, 22, que a Prefeitura mantém as negociações e o diálogo com os servidores municipais. Segundo, diante da crise financeira enfrentada pelos municípios brasileiros, o Município solicitou aos sindicatos mais um prazo de 90 dias para apresentar uma proposta - tempo em que se espera uma melhora nos indicadores financeiros. 

LEIA TAMBÉM

"Lamentamos a greve, mas não podemos ser irresponsáveis. A maioria das cidades brasileiras está passando por uma crise financeira, fruto da instabilidade econômica e política do País. A arrecadação municipal tem sido sistematicamente afetada pela falta de repasses de recursos federais. Além disso, tivemos um grande prejuízo financeiro pelos estragos causados pelas chuvas”, disse o secretário Reinaldo Braga.

De acordo com ele, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), mantém a mesa aberta com os sindicatos. “Já informamos que neste momento as finanças municipais não permitem que apresentemos alguma proposta sustentável, ou seja, que possa ser honrada pelo Município", enfatizou o secretário de Gestão. 

O Secretário Reinaldo Braga destacou ainda que o Município trabalha com medidas econômicas que possibilitem uma folga nas contas públicas necessária para concessão de um reajuste salarial responsável, que não comprometa o pagamento da folha de pessoal em dia -  uma prioridade para a Prefeitura. 

A Semge, ainda de acordo com Braga, tem discutido permanentemente com os sindicatos, apresentado os números de forma transparente e ressalta que, além dos salários, também tem mantido as progressões de carreira em dia, garantindo o direito dos servidores e buscando evitar perdas salariais do funcionalismo do município.

Reajuste acumulado de 40,5% em três anos

"Uma prova desta transparência no diálogo é que apenas uma parte dos sindicatos de servidores municipais aderiu à greve. Outra parte tem entendido a situação, afinal entre 2013 e 2016, a Prefeitura concedeu um reajuste acumulado, incluindo as carreiras, de 40,5%, um percentual maior que o concedido pelos governos federal e estadual, no mesmo período, por exemplo", analisa Braga, acrescentando o que o acumulado representa uma média de 10% ao ano, percentual superior ao IPCA registrado no mesmo período.

Números

De acordo com o secretário de Gestão, em 2013, a Prefeitura concedeu reajuste de 9%; em 2014, 7%; em 2015, 6%, e em 2016, 4,5%. Além disso, existe o próprio crescimento vegetativo da folha, que cresce junto com a carreira dos servidores e o anuênio, que fica em torno de 3,5% ao ano. Já o IPCA foi de 5.84% em 2013; 5.91% em 2014; 6.41% em 2015, e 10% em 2016.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil interdita via para obras de drenagem em Bebedouro Bombeiros combatem incêndio em estabelecimento comercial em Maceió Influenciadora denuncia assédio sexual em bar na parte baixa de Maceió Vídeo: caminhão bate e danifica poste na Avenida Rotary durante a madrugada