"Não esperávamos essa tempestade", diz coordenador da Defesa Civil Estadual

Publicado em 07/11/2022, às 10h52
-

TNH1 com Rádio Pajuçara FM

Em entrevista para o programa Pajuçara na Hora, na Rádio Pajuçara FM, o tenente-coronel Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil Estadual, informou que a intensidade das chuvas neste fim de semana, em regiões do estado, causou surpresa ao órgão e a continuidade deste período chuvoso preocupa pelo risco de novos alagamentos e transbordamento de rios. 

LEIA TAMBÉM

"Não esperávamos essa tempestade. Sabíamos que ia ter chuva no fim de semana, mas não com essa intensidade que atingiu principalmente o Vale do Mundaú e a capital alagoana", afirmou o coordenador ao repórter Hélio Góes.

"O solo está encharcado, alagamentos sérios, e orientamos todas as defesas civis municipais para colocarem em prática seu plano de contingência. A região metropolitana oferece mais riscos à população. Então toda a atenção se faz necessária para quem mora nas encostas", continuou.

Ainda de acordo com Moisés Melo, a Defesa Civil Estadual orientou os órgãos municipais para a retirada de pessoas que residem em área de risco, como forma de prevenção. "Precisamos redobrar a atenção dos gestores municipais, e das coordenadorias municipais, para poder retirar as pessoas das áreas de riscos, já previamente mapeada pelas cidades".

"É um fenômeno atípico. A corrente entra no Vale do Paraíba e do Mundaú, entrando por Maceió, e indo em direção a Pernambuco. Tem intensidade de nuvens mais fortes na região de Pernambuco, na cabeceira dos rios, a água está descendo e podemos ter transbordamento dos rios em São José da Laje, União dos Palmares, Rio Largo, Branquinha, Murici... Nas lagoas, no momento, não há risco", acrescentou o coordenador.

Moisés Melo explicou ainda que a previsão é de que o sol volte a aparecer na tarde de hoje na capital alagoana, porém se as nuvens carregadas, que neste momento estão mais distantes, se aproximarem rapidamente do continente, a chuva pode continuar a castigar a região.

"A movimentação das nuvens vem do oceano para o continente perdendo a intensidade, então é esperado que durante a tarde o sol volte a brilhar em alguns pontos e a chuva diminua a intensidade. Caso as nuvens mais distantes aumentem o seu volume e chegue ao continente com maior intensidade, teremos problemas, principalmente na região metropolitana".

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil do respectivo município como também acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)